Promed

Notícias Promed

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Saiba como ficar longe do Tabagismo

No dia 29 de agosto, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que tem como objetivo reforçar a importância do combate ao tabagismo. Com a campanha, busca-se diminuir os índices de mortes evitáveis, que são causadas principalmente pelo uso do tabaco.

Além das mortes evitáveis, a campanha busca conscientizar sobre as doenças provenientes do uso contínuo do tabaco, como câncer, enfisema pulmonar e derrame.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído em 1986, pela Lei Federal 7.488, quando se passou a tratar o tabagismo como problema de saúde coletiva.

Público jovem

No Brasil, mais de 30% dos jovens de 13 a 15 anos experimentam o cigarro antes dos 12 anos, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). Esses dados demonstram a relevância no combate ao fumo nesta faixa etária.

Nesses casos, a dependência da nicotina se estabelece rapidamente e a probabilidade desses jovens usuários continuarem fumando na fase adulta é elevada.

Males do cigarro

- Fumar reduz a resistência física e torna partes do corpo (pele e dentes) amarelas;

- Nos homens, o consumo regular de cigarro pode ocasionar impotência sexual;

- Nas mulheres, o fumo contínuo pode adiantar a menopausa e diminuir a fertilidade.

Como parar

Acabar com o tabagismo por conta própria não é uma tarefa fácil, mas com a ajuda de profissionais especialistas e de programas de saúde, as possibilidades de sucesso são maiores. Portanto, o melhor a se fazer é procurar um médico que auxiliará o fumante, com um tratamento adequado e específico para cada paciente.

Benefícios

Parar de fumar traz benefícios já nos primeiros dias, como melhora do funcionamento do pulmão, maior facilidade na respiração e circulação, normalização do oxigênio no sangue, entre outros sintomas que promovem uma vida mais saudável.

Com informações: ANS; Unimed; Inca.

Leia Mais 

acesse também