Promed

Notícias Promed

Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Objetiva conscientizar a população e desenvolver ações sobre o tema

Neste dia 16 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose. A data tem como principais objetivos aumentar a conscientização sobre a doença, reduzir o número de casos não diagnosticados e incentivar os cuidados de saúde. Estimativas do Ministério da Saúde (MS) apontam que a doença acomete duas a cada mil pessoas por ano.

A trombose é caracterizada pelo desenvolvimento de um coágulo (trombo) dentro de um vaso sanguíneo. Isso causa o entupimento do vaso e dificulta o retorno venoso ao coração.

A doença atinge principalmente as veias das pernas (trombose venosa profunda) e pulmões (embolia pulmonar). As consequências desses distúrbios são incalculáveis: o enorme número de vidas perdidas.

Alguns fatores corroboram para o desenvolvimento da doença, como idade avançada, fatores hereditários, uso de anticoncepcionais, presença de varizes nas pernas, fraturas ósseas, entre outros.

Cerca de metade das pessoas com trombose não apresentam sintomas, mas pode haver casos de dor, inchaço e vermelhidão na área de formação do coágulo.

A embolia pulmonar nem sempre se manifesta com sintomas, mas quando presentes os mais comuns são: dificuldade de respirar, aceleração dos batimentos cardíacos, dor ou desconforto no peito com tosse ou inspiração profunda, tontura, desmaio e tosse com sangue.

Trombose e a COVID-19

Pessoas infectadas pelo novo coronavírus podem apresentar distúrbios de coagulação, aumentando o risco de trombose. Estudos indicam que a profilaxia farmacológica da trombose com anticoagulante é indicada aos pacientes hospitalizados com COVID-19, salvo contraindicações. Além disso, pessoas que já utilizaram os anticoagulantes não devem suspender a medicação, caso sejam infectados pela COVID-19.

Como prevenir a trombose

As medidas não farmacológicas são indicadas para todas as pessoas e consistem em:

- Evitar a imobilização prolongada. Após longos períodos restritos à cama, seja por doença ou cirurgia, procurar voltar a se movimentar;

- Em viagens prolongadas (maiores de 4 horas) procure:

Levantar e caminhar a cada 3-4 horas;

Exercitar as pernas quando estiver sentado;

Usar roupas largas.

- Uso de meias elásticas compressivas, de acordo com indicação médica;

- Adotar um estilo de vida saudável, evitar o sedentarismo e manter um peso adequado.

Com informações: Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Leia Mais 

acesse também