Promed

Notícias Promed

Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase - A importância do diagnóstico precoce

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Essa doença pode deixar sequelas graves se estiver em estágio avançado

No dia 29/01 deste ano, o último domingo de janeiro, celebra-se o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. A data busca conscientizar a população sobre os sintomas, tratamento e a importância do diagnóstico precoce para tratamento e prevenção de sequelas e deformidades.

A hanseníase é uma doença contagiosa e tem infecção causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae. Essa infecção atinge o sistema nervoso periférico e a pele, portanto as lesões podem ser graves. A doença pode ser contraída por meio das vias aéreas, no contato prolongado com pessoas contaminadas. O tratamento é fornecido pelo SUS e feito sob supervisão de cada paciente, com antimicrobianos associados, por 6 a 12 meses.

Os sintomas aos quais devemos estar atentos são:

- Manchas na pele, em especial aquelas com perda de sensibilidade;

- Dor e fisgadas nos braços e pernas;

- Inchaço nas mãos e nos pés;

- Lesões sem causa aparente;

- Febre;

- Dor nas articulações.

Em caso de suspeita da doença, a pessoa deve procurar o serviço de saúde imediatamente. Quanto antes iniciar o tratamento, antes a transmissão pode ser bloqueada, em especial no ambiente familiar.

Com informações: Ministério da Saúde (MS).

Leia Mais 

acesse também