Promed

Notícias Promed

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Data objetiva alertar a população sobre a doença

Celebrado nesta terça-feira, dia 26 de abril, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é uma campanha que objetiva alertar a população sobre os perigos causados pela doença. Com isso, a PROMED vem reforçar as informações sobre a hipertensão arterial, considerada uma enfermidade silenciosa, que, com o passar dos anos, se não tratada, pode causar danos irreparáveis à saúde e bem-estar físico, sendo motivo frequente de causa de morte por infarto do coração, acidente vascular cerebral e insuficiência renal. 

Segundo o Ministério da Saúde (MS), acredita-se que existam, no Brasil, mais de 30 milhões de hipertensos. Destes, apenas 10% fazem o controle adequado. Ainda, a hipertensão é considerada a doença de maior prevalência na população brasileira e é a principal causa de morte no Brasil. 

O que é hipertensão? 

O MS define a hipertensão como a elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9 - o primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa. 

A hipertensão arterial pode ser primária, quando geneticamente determinada ou secundária, quando decorrente de outros problemas de saúde, como doenças renais, da tireoide ou das suprarrenais.  

Prevenção 

Hábitos saudáveis ajudam na prevenção e no controle da doença. Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. Por isso, a mudança de hábitos cotidianos é o melhor remédio. Um deles passa pela alimentação, como reduzir a quantidade de sal nos alimentos e consumir diariamente frutas, legumes e hortaliças, eliminando do cardápio alimentos chamados de ultraprocessados, como embutidos (salame, mortadelas, presuntos, queijos e etc.) e enlatados (molhos, conservas e etc.), por exemplo. Ao comprar um alimento deve verificar se tem conservadores com Sódio na composição e evitá-los. 

Além disso, é imprescindível ir ao médico regularmente e ter pressão arterial medida na posição deitado, sentado e em pé, especialmente aqueles com histórico familiar de hipertensão arterial e fatores de risco (obesidade, estresse, etc.) e aqueles com mais de 60 anos, considerados do grupo de risco. 

A hipertensão é uma doença que não tem cura! Portanto, os hábitos saudáveis ao longo de toda a vida são fundamentais para que a doença não apareça. 

Com informações: Ministério da Saúde (MS); Sociedade Brasileira de Patologia (SBP); Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS). 

Leia Mais 

acesse também