Promed

Notícias Promed

Dia Nacional e Mundial da Psoríase - Conheça e entenda

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Doença não-contagiosa ainda causa estigma por ser visível

O Dia Nacional e Mundial da Psoríase foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 29 de outubro. O objetivo da campanha é informar a sociedade sobre, principalmente, o caráter não-contagioso da doença. Em dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS), cerca de 3% da população mundial convive com a psoríase, aproximadamente 125 milhões de pessoas.

A psoríase é uma doença crônica e inflamatória de pele, na qual lesões avermelhadas aparecem na pele em forma de placas que descamam. Sua causa é indefinida e embora existam estudos afirmando predisposição genética, essa não abrange todos os casos.

A enfermidade atinge homens e mulheres de qualquer faixa etária, ocorrendo em regiões discretas do corpo ou lesões severas. Por se tratar de uma doença crônica, a psoríase não tem cura, mas pode ser controlada por meio de tratamentos indicados por médicos especialistas.

Sintomas

- Lesões róseas ou avermelhadas na pele;

- Coceira;

- Pele ressecada e com rachaduras;

- Inchaço nas articulações;

- Alterações no aspecto das unhas.

Tratamento

O tratamento da psoríase depende da gravidade da doença. Cada pessoa responde bem a um tipo de tratamento, muitas vezes a combinação de medicações, podendo ser tópicas (loções e pomadas) ou sistêmicas (comprimidos e cápsulas para ingestão). A recomendação geral é hidratação da pele e exposição ao sol diária.

Com informações: Ministério da Saúde (MS), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Leia Mais 

acesse também