Promed

Notícias Promed

Dia Roxo - Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Neurologista Bárbara Akemy, prestadora da PROMED, fala sobre a data 

O “Dia Roxo”, Purple Day, que ocorre em 26 de março, é um esforço internacional dedicado à realização de atividades que aumentem a consciência sobre a epilepsia em todo o mundo.  

Epilepsia e convulsão 

A crise convulsiva ocorre por uma disfunção elétrica temporária de um grupo de neurônios, podendo causar diversos sintomas como alterações da consciência, movimentos involuntários, tremores, distúrbios da linguagem, visão e sensibilidade. Para o diagnóstico de epilepsia, as crises devem ocorrer de forma recorrente. Uma única crise não pode ser considerada como epilepsia, mas sempre deve ser investigada com um médico neurologista. Quando duram mais de 20 minutos sem que a pessoa recupere a consciência ou se acontecem várias seguidas, podem prejudicar as funções cerebrais e o paciente deve ser avaliado em um serviço de urgência. 

A doença pode ter diversas causas, que variam de acordo com o tipo de epilepsia e com a idade do paciente. Em crianças, por exemplo, a anoxia neonatal (falta de oxigênio no cérebro durante o parto) e os erros inatos do metabolismo (alterações metabólicas que existem desde o nascimento) são causas frequentes. 

Em idosos, por outro lado, as doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral, ou AVC), bem como os tumores cerebrais, estão entre as causas mais frequentes. 

Vale lembrar que epilepsia é uma doença neurológica, não contagiosa, crônica e que tem tratamento medicamentoso. Pessoas com epilepsia podem ter vidas produtivas e, com os sintomas controlados, apresentam pouca ou nenhuma limitação. 

 
Dra Bárbara Akemy Barbosa Cruz 
Neurologista 
CRMPR 48381 / RQE 29646 
Centro de Medicina Humanizada 
Rua Colombo, 1216, Ahú, Curitiba/PR 
41-999502955 

Leia Mais 

acesse também