Promed

Notícias Promed

Dieta mediterrânea adaptada aos brasileiros

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Uma alternativa saudável para começar o ano

Neste início de ano, muitas pessoas buscam dietas com intuito de melhorar sua alimentação e qualidade de vida. Por isso, a PROMED trouxe dicas sobre a dieta mediterrânea, com adaptações para os brasileiros, como uma alternativa para se alimentar de forma saudável com produtos nacionais.

A dieta é baseada no que costumam comer alguns povos de países da bacia do Mar Mediterrâneo, particularmente aqueles que vivem na Grécia, em Portugal, na Turquia, na Espanha e no sul da Itália, como alimentos frescos e naturais como azeite, frutas, legumes, cereais, leite e queijo, sendo necessário evitar produtos industrializados como salsicha, comida congelada e bolos em pó.

Para a versão da dieta adaptada aos brasileiros, as três principais refeições devem conter os seguintes elementos básicos:

- Cereais: Uma ou duas porções por refeição. Vale arroz, cuscuz, massas, pães, entre outros. Dê preferência a tudo que é feito com grãos integrais, uma vez que alguns nutrientes importantes (magnésio, fósforo...) e a fibra podem ser perdidos com o processamento;

- Verduras e legumes: Têm de aparecer no almoço e no jantar pelo menos duas porções por refeição, sendo que uma delas deve ser de vegetais crus. A variedade de cores e texturas revela a diversidade de compostos com propriedades antioxidantes e protetoras no prato. Também é indicado respeitar a sazonalidade da colheita;

- Frutas: Uma ou duas porções por refeição, podendo representar a sobremesa mais frequente. Indico também variar o tipo e as cores e respeitar a sazonalidade;

- Água: Sugerimos ingerir de 1,5 a 2 litros por dia. Uma boa hidratação é essencial para manter o equilíbrio da massa corporal, embora as necessidades possam variar em cada indivíduo e com a idade, a atividade física e as condições climáticas. As infusões e chás sem adição de açúcar e os caldos com baixo teor de gordura e sal podem completar as necessidades;

- Lácteos: Iogurte desnatado e queijos magros merecem compor as refeições, contribuindo para o fortalecimento ósseo.

- Azeite de oliva: O azeite e os óleos vegetais, como óleo de canola e de linhaça, são ricos em gorduras boas para o coração, que ajudam a controlar o colesterol e prevenir doenças cardiovasculares. Para obter os benefícios, deve-se adicionar o azeite na preparação já pronta, consumindo no máximo 2 colheres de sopa por dia. O azeite também deve ser usado para cozinhar, fazendo refogados e para grelhar as carnes ou peixe.

- Especiarias: Ervas, alho e cebola são uma forma interessante de incluir variedade de sabores aos pratos e contribuir para a redução do sal. Além disso, azeitonas, nozes e sementes são outra fonte de gorduras insaturadas, proteínas, vitaminas, minerais e fibras. Lembre-se de apostar nos temperos brasileiros.

- Sempre respeitando as restrições médicas, o consumo moderado de vinho e outras bebidas fermentadas podem integrar o cardápio. Vale lembrar que uma boa alternativa ao vinho é o suco de uva integral.

Juntamente com a proporção e a frequência do consumo alimentar, a inclusão de outros hábitos e elementos é considerada de extrema importância no estilo de vida mediterrâneo. Isso passa por atividade física, relaxamento, hobbies e atividades culturais.

Com informações: Veja Saúde; Tua Saúde.

Leia Mais 

acesse também