Promed

Notícias Promed

Doenças de inverno

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Saiba mais sobre essas doenças que costumam afetar o sistema respiratório

Basta a temperatura abaixar para elas chegarem: as indesejadas doenças de inverno. Você sabe quais são? Elas costumam afetar, principalmente, o sistema respiratório, mais especificamente o nariz, garganta, ouvidos e pulmões. Isso acontece porque, à medida que o frio aumenta e o teor de umidade no ar diminui, há uma maior concentração de poluentes no ar, além disso, para se proteger daquele ventinho gelado entrando através pelas janelas, as pessoas costumam manter os ambientes fechados, propiciando a propagação de vírus e bactérias entre os presentes no local.

Saiba mais sobre as principais doenças da estação mais fria do ano:

Asma

O que é: A asma é uma doença alérgica, caracterizada pelo estreitamento das vias respiratórias, como resposta a alguns estímulos, causando dificuldade respiratoria ou dispnéia. Sua característica mais importante é a obstrução das vias respiratórias. A Organização Mundial de Saúde estima que no Brasil, cerca de 10% da população sofra com o problema.

Causas: O pulmão do paciente asmático é altamente sensível e desenvolve crises de broncoespasmo, ao ser exposto a determinados estímulos ambientais, entre eles o frio.

Sintomas: A asma pode causar dificuldade de respirar, tosse seca e respiração sibilante ou chiado no peito.

Tratamento: Os tratamentos de emergência só podem ser prescritos por médicos, e costumam incluir a famosa bombinha e medicação. Com tratamento  ambulatorial contínuo , as crises podem diminuir e o paciente ter mais qualidade de vida.

_________________________

Gripe

O que é: A gripe é uma doença aguda que acomete as vias respiratórias e ocorre quando organismo é infectado pelo vírus influenza.

Causas: A doença costuma ser causada pela inalação de partículas expelidas por uma pessoa infectada, seja por gotículas de saliva, tosse ou espirro. Ela também pode ser transmitida de forma direta pela saliva, secreções nasais, sangue, fezes ou superfícies contaminadas.

Sintomas: Os sintomas são coriza, espirros, congestão nasal, dores no corpo, cansaço e febre.

Tratamento: Como a gripe é uma doença autolimitada, na maioria dos casos basta o tratamento com analgésicos, antitérmicos, repouso e hidratação.

 

_____________________________

Pneumonia

O que é: A pneumonia é uma infecção pulmonar causada habitualmente por bactérias, mas que também pode ser provocada por vírus ou fungos. Ela pode ser mais grave, se acometer crianças ou idosos.

Causas: A pneumonia surge quando um germe agressivo consegue penetrar o trato respiratório e encontra o sistema de defesa comprometido. É muito comum também a pneumonia surgir como complicação de uma gripe.

Sintomas: Os principais sintomas da doença são tosse com expectoração, febre, calafrios, falta de ar, dor no peito quando respira fundo, vômitos, perda de apetite, prostração e dores pelo corpo.

Tratamento: O tratamento da pneumonia requer o uso de antibióticos e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias.

________________________________

Rinite alérgica

O que é: A rinite é, resumidamente, a inflamação das mucosas da cavidade nasal.

Causas: Essa inflamação é causada quando pessoas alérgicas inalam determinadas partículas como poeira, pólen, ácaro, entre outros, e passam a produzir anticorpos contra elas, como se fossem agentes invasores danosos como vírus, por exemplo.

Sintomas: Entupimento nasal, coriza, espirros, coceira no nariz e garganta, e olhos lacrimejantes.

Tratamento: O tratamento costuma ser feito por meio de tratamento medicamentoso e vacinas antialérgicas.

_______________________________

Sinusite

O que é: Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.

Causas: A sinusite tanto pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus, quanto por fatores alérgicos. Poeira, choque térmico e cheiros ativos são listados como desencadeadores.

Sintomas: A sinusite pode causar congestão nasal, coriza com catarro que pode ser amarelado ou esverdeado, dor de cabeça, dor facial, dor em volta dos olhos, sensação de pressão quando se abaixa a cabeça, ouvidos entupidos, tosse, entre outros.

Tratamento: Inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções. O tratamento também costuma ser feito com Sprays nasais, corticoides orais e, dependendo do caso, antibióticos.

 

Referências:

www.mdsaude.com/

www.minhavida.com.br/

drauziovarella.com.br/

Leia Mais 

acesse também