Promed

Notícias Promed

Frutas da estação: conheça seus benefícios

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! As frutas são ricas em vitaminas, excelentes fontes de sais minerais.

As frutas são ricas em vitaminas, excelentes fontes de sais minerais, fibras e possuem nutrientes essenciais para diversas funções do organismo. Além disso, nos dias de calor, as frutas têm outras funções importantes: hidratar e refrescar.

Nos dias muito quentes, o corpo precisa manter sua temperatura interna e, por isso, perde água, ocasionando o conhecido suor. Para repor esse líquido perdido, aconselha-se se hidratar ainda mais no verão. Uma das melhores formas de fazer essa reposição é refrescar-se ingerindo muita água e frutas.

É interessante aproveitar para consumir as frutas desta estação, pois nessa época elas estão mais baratas em função da disponibilidade; além de estarem mais nutritivas e saborosas. Elas podem ser consumidas ao natural, em salada de frutas ou ainda como suco.

Confira a lista de frutas da estação e seus benefícios:

Abacaxi – O cítrico abacaxi possui vitaminas C, A, vitaminas do complexo B, sais minerais como potássio, fósforo e cálcio.

Mamão - Em geral, ele é conhecido por sua capacidade de ser benéfico para o intestino, mas, além disso, também é rico em vitaminas A, C e E, e rico em betacaroteno, precursor da vitamina D na pele.

Caju - Nativo do Brasil, o caju fortalece o sistema imunológico e tem efeito antioxidante no corpo, devido a sua alta concentração de vitamina C. Ele também possui licopeno e betacaroteno.

Melancia - Uma das frutas mais refrescantes que podemos encontrar no verão, ela possui betacaroteno, vitaminas do complexo B, vitamina C e sais minerais como cálcio e fósforo.

Uva - Rica fonte de carboidratos e conhecida por fornecer energia instantânea, a uva contém substâncias antioxidantes, fonte de vitamina C, vitaminas K e potássio.

Figo - Normalmente usado na preparação de doces e geleias, o figo possui vitaminas do complexo B, manganês e magnésio.

Maracujá – Altamente nutritivo, o maracujá é rico em vitaminas do complexo B, vitaminas A e C, sais minerais como cálcio e fósforo. Além disso, contém uma grande quantidade de antioxidantes que protegem contra o câncer, envelhecimento precoce e inflamação.

Nectarina - Rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, vitaminas C e K, a nectarina ajuda no funcionamento celular e melhoria na saúde cardiovascular e digestiva.

 

 

Referências:

Dicas de saúde - http://www.saudedica.com.br/

Nutricionista Aline de Andrade - http://www.alinedeandrade.com.br/

 

Leia Mais 

acesse também