Promed

Notícias Promed

Geriatria - Entenda sobre a medicina do futuro

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Aumento da expectativa de vida demanda cuidados para a melhor idade

A expectativa de vida dos brasileiros tem crescido nos últimos anos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que a expectativa de vida passou de 75,8 para 76 anos, do ano de 2016 para 2017. Ainda segundo a pesquisa, a expectativa de vida dos homens aumentou de 72,2 anos em 2016 para 72,5 anos em 2017, enquanto a das mulheres foi de 79,4 para 79,6 anos.

Em vista desse aumento considerável da expectativa de vida, chegou o momento de falar sobre o médico geriatra. Engana-se quem pensa que só deve procurar este médico aos 50 anos, pois já aos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento.

O médico geriatra atuará na promoção de saúde e prevenção de fatores de risco para doenças, na promoção da ambientação segura em domicilio, na reabilitação e em cuidados paliativos de final de vida. Portanto, este especialista médico tem visão holística de cada paciente, cuidando de forma integral do organismo, em seus aspectos biológicos, psicológicos, sociais, entre outros.

Ainda, o especialista em geriatria poderá utilizar diferentes meios para melhorar a qualidade de vida do paciente e sua capacidade de viver de forma independente. Alguns exemplos de sua atuação são realizar um encaminhamento para um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional, ou oferecer recomendações sobre melhorias domésticas para segurança e acessibilidade.

Portanto, procurar um médico geriatra é essencial para todos que buscam uma vida mais saudável no presente e no futuro. 

Com informações: Harvard Medical School; Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia; Agência Brasil.

Leia Mais 

acesse também