Promed

Notícias Promed

Hipertensão: saiba mais sobre essa doença silenciosa

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Entre os principais causadores da doença estão o cigarro, o sedentarismo, a obesidade, o sal e o álcool

Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão. A pressão se eleva por vários motivos e está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade do coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta

O que acontece: O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe e, com o passar dos anos, eles podem entupir ou romper.

Sintomas: A doença é silenciosa e só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma abrupta e exagerada. Algumas pessoas, porém, podem apresentar sintomas, como dores de cabeça, no peito e tonturas, entre outros.

Consequências: Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao "derrame cerebral" ou AVE. Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pressão alta é responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos acidentes vasculares encefálicos.

Causadores: Entre os principais causadores da doença estão o cigarro, o sedentarismo, a obesidade, o sal e o álcool.

Tratamento: A hipertensão não tem cura, mas pode e deve ser controlada para evitar maiores complicações. Os hipertensos precisam passar por modificações no seu estilo de vida, entre elas adotar uma alimentação mais saudável, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, praticar exercícios físicos regularmente e, para os que fumam, largar o cigarro.

Confira os 10 Mandamentos contra a pressão alta, sugeridos pela Sociedade Brasileira de Hipertensão:

- Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.

- Pratique atividades físicas todos os dias.

- Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.

- Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.

- Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.

- Abandone o cigarro.

- Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.

- Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.

- Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.

- Ame e seja amado.

 

Referências:

Sociedade Brasileira de Hipertensão - http://www.sbh.org.br/

Dr. Drauzio Varella - http://drauziovarella.com.br/

Leia Mais 

acesse também