Promed

Notícias Promed

Inclusão é para todos: Dia Internacional da Síndrome de Down

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! O que fazer para naturalizar diferenças no nosso dia a dia?

O Dia Internacional da Sìndrome de Down é celebrado no dia 21 de março a nível global. A campanha informa a população sobre essa condição genética (e não doença), mas o enfoque recentemente é na acessibilidade e inclusão, pois pessoas com Down merecem ter oportunidades como todas as pessoas. 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que há aproximadamente 300 mil pessoas com Síndrome de Down no Brasil. Cada vez mais é necessário lutar para garantir os direitos desses indivíduos, que ainda enfrentam obstáculos para participar ativamente em todos os setores da sociedade. A conscientização sobre essa condição é o primeiro passo para isso. 

O Ministério da Saúde informa, ainda, que há condições de saúde usualmente relacionadas às pessoas com SD, e familiares ou responsáveis devem realizar exames a fim de preveni-las. Entre elas, estão: cardiopatias, distúrbios visuais ou oftalmológicos, alterações digestórias, endocrinológicas, problemas de locomoção e doença celíaca.  

 
Com informações: Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), Ministério da Saúde (MS). 

Leia Mais 

acesse também