Promed

Notícias Promed

Janeiro Branco: Alerta para a Saúde Mental

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Saiba mais sobre os cuidados necessários

A Campanha Janeiro Branco tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas. Os cuidados com a saúde mental são reconhecidos como uma prioridade global de saúde e desenvolvimento econômico. 

O Janeiro Branco também busca conscientizar sobre a importância de estratégias e de políticas públicas voltadas para a promoção da Saúde Mental na sociedade, nas vidas dos indivíduos e das instituições sociais. 

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental representa mais de 1/3 da incapacidade total no mundo, com transtornos depressivos e ansiosos como maiores causas – os quais respondem, respectivamente, pela 5ª e 6ª causas de anos de vida vividos com incapacidade no Brasil. 

A saúde mental é a segunda causa de afastamento laboral, gerando ainda grande estigma pessoal de incapacidade - especialmente com o advento da pandemia do novo Coronavírus. Pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) demonstrou que casos de depressão dobraram no período de quarentena e que ocorrências de ansiedade e estresse tiveram aumento de 80%, causadas pelas incertezas com o novo Coronavírus e as mudanças impostas pelo isolamento social. 

Saiba como se cuidar e prevenir as doenças psicológicas: 

- Reconheça e acolha seus receios e medos, procurando pessoas de confiança para conversar; 

- Retome estratégias e ferramentas de cuidado que tenha usado em momentos de crise ou sofrimento e ações que trouxeram sensação de maior estabilidade emocional; 

- Invista em exercícios e ações que auxiliem na redução do nível de estresse agudo (meditação, leitura, exercícios de respiração, habilidades manuais); 

- Se você estiver trabalhando durante a pandemia, fique atento a suas necessidades básicas, garantindo pausas sistemáticas durante o trabalho (se possível em um local calmo e relaxante) e entre os turnos. 

- Invista e estimule ações compartilhadas de cuidado, evocando a sensação de pertencimento social (como as ações solidárias e de cuidado familiar e comunitário); 

- Mantenha ativa a rede socioafetiva, estabelecendo contato, mesmo que virtual, com familiares, amigos e colegas;

- Evite o uso do cigarro, álcool ou outras drogas para lidar com as emoções;

- Busque um profissional de saúde quando as estratégias utilizadas não estiverem sendo suficientes para sua estabilização emocional. 

Com informações: Ministério da Saúde (MS); Campanha Janeiro Branco; e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 

Leia Mais 

acesse também