Promed

Notícias Promed

Janeiro Branco: quem cuida da mente cuida da vida

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Campanha promove cuidado com a saúde mental e emocional

O ano novo simboliza a renovação, são traçadas novas metas e desejos de prosperidade. De acordo com esses sentimentos, foi criado o Janeiro Branco que, assim como o Outubro Rosa e Novembro Azul, busca conscientizar sobre os cuidados da saúde, evidenciando o cuidado com a saúde mental e emocional.

O mês temático foi idealizado por psicólogos brasileiros em 2014 e já é amplamente adotado no país e em outras nações. O objetivo é conscientizar sobre cuidados com a saúde mental e emocional de todos, além de combater tabus e paradigmas, incentivando todos a terem uma maior atenção ao seu bem-estar. A importância da discussão desse tema é evidenciada pelos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que diz que só os brasileiros somam mais de 12 milhões de pessoas afetadas pela depressão.

Saúde mental e saúde emocional

Quando se fala em saúde mental existe uma associação com doenças mentais, mas este cuidado vai muito além: envolve o bem-estar diário. É sobre se sentir bem consigo mesmo e saber lidar com as situações em que nos encontramos no dia a dia. Como gerenciar sentimentos negativos, como momentos de raiva ou de tristeza, e também desfrutar da melhor maneira os momentos positivos. Saber quando é necessário descansar e lutar contra a procrastinação. É preciso entender e respeitar o nosso corpo e mente.

Esse cuidado próprio pode ser alcançado de várias maneiras: meditação, terapia, práticas de hobbies, exercícios físicos e momentos de lazer.

Pandemia e autocuidado

Em 2020, cuidar da saúde mental tornou-se ainda mais importante. O isolamento social gerou um grande estresse e a própria Covid-19, um medo e insegurança constante. Com isso, percebeu-se um aumento na procura e oferta de serviços remotos, como sessões de terapias on-line, transmissões de aulas de atividades físicas, entre outros. Todos esses meios são válidos para preservar a saúde mental e emocional.

As opções são muitas e cada um deve buscar o que melhor se adequa à sua própria realidade. Além de janeiro, cuide-se o ano todo!

Para saber mais, confira o site oficial da campanha: Janeiro Branco

Leia Mais 

acesse também