Promed

Notícias Promed

Julho Amarelo - Prevenção e controle das hepatites virais

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Saiba mais sobre a campanha

Julho é o mês de conscientização sobre as hepatites virais. A campanha Julho Amarelo tem como propósito reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle destas hepatites específicas.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada pelo vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Já no caso específico das hepatites virais, que são o objetivo da campanha Julho Amarelo, estas são doenças provocadas por diversos agentes etiológicos conhecidos como vírus: A (HAV), B (HBV), C (HCV), D (HDV) e E (HEV). No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil.

A transmissão das hepatites ocorre por via sanguínea; através de relações sexuais desprotegidas ou compartilhamentos de seringas e objetos comuns; de mãe para filho durante a gravidez; e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.

A falta de conhecimento da existência da doença é o grande desafio. Portanto, a recomendação do Ministério da Saúde (MS) é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste e, em caso de resultado positivo, realizem o tratamento adequado.

Com informações: Ministério da Saúde (MS) e Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Leia Mais 

acesse também