Promed

Notícias Promed

Junho Vermelho - Mês de incentivo à doação de sangue

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! A sua doação pode salvar uma vida

Com o início do inverno, a chegada das férias escolares e o aumento das doenças respiratórias, principalmente o Coronavírus, o número de doações de sangue tende a diminuir nos bancos de sangue, visto que as pessoas ficam menos propensas a saírem de casa neste período do mês de junho. Neste contexto, em 2015, o Ministério da Saúde (MS) criou a campanha Junho Vermelho, que tem como objetivo incentivar o espírito de solidariedade quanto à doação de sangue durante todo o mês. Além disso, no dia 14/06 é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, campanha que segue o mesmo propósito.

Importância da doação de sangue

Mesmo com a queda no número de doações desde o início da pandemia da COVID-19, a transfusão de sangue em pacientes em estado crítico foi essencial para o tratamento da doença. Além de auxiliar no tratamento da COVID-19, o sangue doado é utilizado no tratamento de pessoas com doenças hematológicas variadas, como doença falciforme e talassemia, além de doenças crônicas, como câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte, transplantes e para situações de urgências, emergências e calamidades.

Quem pode doar?

Atualmente, no Brasil, cerca de 1,6% da população é de doadores de sangue, segundo dados do Governo Federal. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que cerca de 3 a 5% da população seja doadora de sangue regularmente, para garantir o estoque adequado. Portanto, é necessário que o número de doadores de sangue aumente para que os bancos de sangue estejam sempre abastecidos. Quanto mais pessoas doando melhor e maiores as chances de manter os estoques de sangue sempre em níveis seguros.

Confira abaixo os requisitos básicos para doar:

- No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue;

- Para quem tem entre 16 e 18 anos é necessário ter autorização dos responsáveis;

- Candidatos à doação com idades entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem doado antes dos 60;

- É preciso pesar, no mínimo, 50kg e estar em bom estado de saúde;

- O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nem fumado nas 12 horas anteriores à doação;

- O candidato à doação não pode estar em jejum;

- Em caso de resfriado, aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.

É importante ressaltar que são impedidos de doar sangue pessoas diagnosticadas com COVID-19, durante 30 dias após o fim dos sintomas.

Quem foi vacinado contra a COVID-19 com a vacina CoronaVac/Butantan, deve aguardar 2 dias para doar sangue. Já quem foi vacinado com as vacinas AstraZeneca/Oxford/Fiocruz; Pfizer/BioNTech; e Janssen/ Johnson & Johnson, deve realizar um intervalo de 7 dias para realizar o procedimento, de acordo com informe técnico do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 do Ministério da Saúde.

A doação de sangue deve ser 100% voluntária, altruísta e não remunerada (direta ou indiretamente), independentemente do parentesco.

Onde posso doar sangue?

As doações de sangue podem ser realizadas nos bancos de sangues. No Paraná, há unidades nas principais cidades do Paraná. Clique aqui para saber o local e os horários em que você pode realizar sua doação.

Com informações: Instituto Federal de Brasília (IFB); Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG); Portal Hospitais Brasil; Ministério da Saúde (MS).

Leia Mais 

acesse também