Promed

Notícias Promed

Miopia: uma epidemia silenciosa e crescente

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Epidemia levanta alerta para casos de miopia em crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que exista uma epidemia crescente de miopia no século XXI. Os casos são frequentes e aumentam no mundo todo, levando profissionais de saúde a rever crenças comuns sobre o distúrbio visual que deve acometer 50% da população mundial até 2050, segundo a OMS.

O que é miopia?

A miopia é um distúrbio visual que causa dificuldade em enxergar objetos que estão longe. Pode ser causada pelo aumento do tamanho do olho ou pela condição mais rara do aumento da curvatura da córnea e do cristalino.

Causas

A incidência da miopia em crianças é o que preocupa a OMS. Embora seja verdadeiro que o fator genético cause a miopia infantil, pesquisas denotam que fatores ambientais e uso exacerbado de telas têm contribuído para a epidemia vivida na atualidade.

Um estudo feito por profissionais de saúde envolvendo 360 crianças de 6 a 9 anos demonstrou que o esforço visual feito diante de eletrônicos por muitas horas consecutivas causam o que os médicos chamam de miopia acomodativa, podendo essa se tornar permanente ou não a depender dos hábitos do indivíduo.

O alerta pelos casos graves crescentes de miopia também está relacionado à pandemia da COVID-19, visto que o tempo on-line aumentou consideravelmente. Os momentos ao ar livre das crianças diminuíram porque, além do lazer limitado às telas, todas as atividades escolares se tornaram virtuais, incluindo aulas e tarefas.

Tratamento

Dentre muitos estudos feitos acerca de possíveis tratamentos, a principal conclusão é de que a miopia não tem cura, embora existam alternativas para que o grau não progrida e haja melhora do foco da visão. Uma delas seria o uso de colírio atropina, o qual estimula a produção de dopamina na retina, evitando que o grau de miopia aumente. Outra opção é utilizar lentes de contato gelatinosas bifocais, pois óculos e lentes comuns não são capazes de corrigir o grau da miopia.

Esse tipo de tratamento é recomendado apenas para crianças e adolescentes em fase de aceleração da miopia.

Prevenção

Existem formas fáceis de prevenir a miopia em crianças, confira:

- Ar livre: Brincadeiras e atividades ao ar livre no mínimo por uma hora, diariamente.

- Controle das telas: Limitar o uso de aparelhos eletrônicos, especialmente em crianças de 2 a 5 anos. Bebês não devem ter nenhum contato com telas.

- Acompanhamento: Ter as consultas no oftalmologista em dia facilita a redução do desenvolvimento da miopia em crianças.

- O primeiro exame oftalmológico deve ser realizado entre seis meses e um ano de vida. Avaliações anuais são indicadas para todas as crianças até os sete anos de idade.

Com informações: Instituto Pensi; Jornal de Brasília; e Hospital da Visão Santa Catarina.

Leia Mais 

acesse também