Promed

Notícias Promed

Novembro Azul - Atenção à saúde do homem

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Campanha incentiva homens a terem cuidados permanentes com a sua saúde

Em 2022 serão diagnosticados mais de 65 mil casos de câncer de próstata, mas quando diagnosticada precocemente, a doença tem 90% de chances de cura. Para conscientizar a população masculina sobre a doença, a campanha Novembro Azul é celebrada no Brasil anualmente desde 2008. O movimento internacional nasceu na Austrália, em 2003. A campanha busca ressaltar a importância dos cuidados com a saúde e incentiva a realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata

Ainda, o tema do Ministério da Saúde para o Novembro Azul neste ano de 2022 é: "Homem, saúde é vida! Cuide-se de Novembro a Novembro", trazendo a provocação para o homem se cuidar o ano inteiro, informa Gisleine Lima da Silva, coordenadora de Ciclos de Vida do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS) da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SESA-RS). Os homens são os maiores usuários de bebida alcoólica, do tabaco, de alimentação com mais gordura de origem animal, sedentarismo, estres, má qualidade de sono e outros hábitos que acabam prejudicando a saúde, predispondo ao surgimento de doenças (câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, etc.). 

De acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, 47 mil óbitos, de 2019 a 2021, ocorreram em razão da doença. Ainda, só em 2021, cerca de 16 mil homens faleceram por este motivo, o equivalente a 44 mortes por dia.  

Orienta-se que em consultas médicas periódicas ao clínico, em geral a partir dos 40 anos, que informe se existem casos na família de câncer de próstata (pai, tio, irmão etc.), que sejam relatadas quaisquer alterações em jato urinário (ficar mais fraco), aumento do número de vezes que precisa urinar ao dia e se passou a urinar a noite, dificuldade para urinar, que podem ser sintomas de obstrução por aumento benigno da próstata, mas que esse quadro já pode ensejar exames mais específicos, inicialmente a avaliação com o toque retal e se apresentar alterações, o médico pode indicar a dosagem de antígeno prostático específico - PSA, até ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata por via transretal com biópsia de próstata. O importante é o paciente e o médico definirem o monitoramento da saúde prostática em cada caso. 

Quando aparecerem sintomas, o tumor já pode estar em estágio avançado. Neste contexto, alguns dos principais sintomas são: 

- Micção frequente, com piora à noite; 

- Sangue na urina ou no sêmen;

- Disfunção erétil; 

- Fraqueza nas pernas ou pés. 

Com informações: Instituto Nacional do Câncer (INCA), Ministério da Saúde (MS) e Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SESA-RS).  

Leia Mais 

acesse também