Promed

Notícias Promed

Novembro Azul: APMP e PROMED apoiam essa causa!

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Confira a matéria especial sobre o câncer de próstata e previna-se!

Novembro é o mês dedicado à conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A APMP e a PROMED apoiam o movimento Novembro Azul, em prol da saúde do homem.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer - INCA, neste ano de 2016, 61.200 novos casos da doença foram diagnosticados no país. Doenças que levam a óbito também podem ser prevenidas, por isso, conscientização e mudança de postura são essenciais.


O que é o câncer de próstata?

O Câncer de Próstata é uma doença de agressividade biológica não uniforme que, na maioria dos indivíduos afetados, apresenta comportamento indolente e de lenta evolução, mas que, numa pequena parcela dos indivíduos afetados, pode ter comportamento agressivo e abreviar sua expectativa de vida. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, segundo o INCA.

 

Quais são os sintomas da doença?

De acordo com informações do INCA, em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, como dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Na fase avançada, a doença pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. Além disso, ainda pode apresentar fluxo urinário fraco ou interrompido, impotência sexual, sangue no líquido seminal, dor ou ardor durante a micção, fraqueza ou dormência nas pernas ou pés. Dessa forma, é importante manter o médico informado sobre qualquer um desses sintomas para que a causa seja diagnosticada e tratada de imediato.

 

Como é feito o diagnóstico?

As estratégias de detecção em homens que não possuem sintomas do câncer de próstata atualmente apresentam baixa acurácia. Por isso, há necessidade de rastrear um grande número de pessoas para encontrar a doença em pequeno número delas e, para afastar ou comprovar a existência do câncer de próstata, estes indivíduos são submetidos a exames invasivos como biópsia transretal guiada por ultrassom, com potenciais efeitos adversos.

Atualmente, não há teste diagnóstico que diferencie com precisão aqueles indivíduos com câncer de próstata indolente, que provavelmente não necessitam de tratamento, daqueles que tem a doença agressiva e que certamente necessitam de tratamento.

 

Orientações pertinentes:

- Homens negros ou com histórico de câncer de próstata na família, a partir dos 45 anos, devem procurar o médico urologista.

- Todos os homens, com mais de 50 anos, devem procurar o médico urologista e decidir com ele sobre a necessidade ou não do rastreamento. Essa é uma decisão que compete exclusivamente ao paciente e seu médico. 

- Todos os homens que apresentem sintomas urinários, independente da idade, devem procurar o médico imediatamente. 

 

Prevenção

De acordo com a Médica Coordenadora Técnica do PROMED, Marilise Borges Brandão (CRMPR 9503), a melhor maneira de prevenir o câncer de próstata e qualquer outra doença é levar uma vida saudável, com alimentação balanceada, além de manter-se longe de práticas como o tabagismo, sedentarismo e alcoolismo.

 

*Matéria baseada em informações da Nota Técnica Conjunta / 2016 sobre o Câncer de Próstata da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e Telessaúde RS-UFRGS sobre o Câncer de Próstata.

Leia Mais 

acesse também