Promed

Notícias Promed

Novembro Azul: Prevenção contra o câncer de próstata - 2023

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! A iniciativa busca promover o debate público sobre a saúde masculina 

O “Novembro Azul” é uma campanha internacional que tem como propósito sensibilizar e conscientizar a população em relação aos cuidados com a saúde do homem e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. Tal tumor afeta o referido órgão, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis, e representa uma das doenças com mais impacto na saúde dos homens depois dos 45 anos. 

A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de ocorrência de 71 mil casos de câncer de próstata somente em 2023. Na presença de sinais, recomenda-se a realização de exames. O Ministério da Saúde elencou uma lista de sintomas e fatores de risco relacionados à doença. 

Sinais e sintomas: 

  • Dificuldade de urinar; 
  • Demora para começar e terminar de urinar; 
  • Sangue na urina; 
  • Diminuição do jato de urina; 
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. 

Fatores de risco: 

  • Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos; 
  • Histórico de câncer na família: homens cujo pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos fazem parte do grupo de risco; 
  • Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado. 

Como fazer a prevenção 

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise. 

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata ocorre no dia 17 de novembro e a PROMED reforça a importância da prevenção contra a doença e do debate público sobre a saúde masculina. Prevenção é sim coisa de homem! 

Com informações: Ministério da Saúde (MS), Vida Saudável (Hospital Albert Einstein) e Estado de Minas. 

Leia Mais 

acesse também