Promed

Notícias Promed

Opções saudáveis para manter o seu sistema digestivo em dia!

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Confira algumas dicas para ter uma alimentação equilibrada

Seu sistema digestivo está sempre ocupado. Quando você come algo, sua comida dá muitas voltas, que começam com ser mastigado e termina com você indo ao banheiro. Muita coisa acontece no meio. A saúde de seu intestino desempenha um papel fundamental na sua saúde e bem-estar geral. Você pode fazer escolhas para ajudar seu corpo a permanecer "nos trinks".

Seu aparelho digestivo, ou gastrointestinal (GI), é um tubo longo e muscular que vai da boca até o ânus. Tem cerca de 9 metros de comprimento e funciona para quebrar alimentos e bebidas em pequenas moléculas de nutrientes. O sangue absorve estes nutrientes e os carrega por todo o corpo para que as células os usem para produzir  a energia, o crescimento e o reparo.

Com uma estrada tão longa GI, são comuns uns solavancos pelo caminho. Cerca de 15% das pessoas são afetados por doenças digestivas, como a doença de refluxo gastroesofágico (DRGE) ou síndrome do intestino irritável (SII). A DRGE acontece quando o ácido do estômago e / ou o conteúdo voltam para dentro do esôfago (tubo de deglutição) ou na garganta. Isso provoca sintomas desconfortáveis como azia e indigestão. A SII se apresenta com um grupo de sintomas que inclui dor no abdômen e alterações nos hábitos intestinais. As pessoas com podem ter constipação, diarréia, ou ambos. Muitas pessoas mais têm outros problemas digestivos, como inchaço e dor de estômago.

"Há muitos fatores que podem afetar a saúde intestinal", diz o Dr. Lin Chang, especialista em GI na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Como seu corpo é construído, sua família e história genética, como você gerencia o stress, e o que você come, pode afetar o seu intestino.

"Eu vejo um monte de questões relacionadas ao estilo de vida GI, e muitas vezes não há soluções rápidas para isso", diz ela. "Em geral, as pessoas fazem bem quando criam um horário mais rotineiro, comem  uma dieta saudável e refeições menores e mais frequentes, adicionam algum exercício e recebem uma boa quantidade de sono".

Chang estuda a conexão entre estresse e IBS. Seu grupo de pesquisa descobriu que as pessoas que têm estresse no início da vida têm maior probabilidade de desenvolver IBS. "No entanto, esse risco aumentou para IBS quando as pessoas confiam em alguém que confiam no estresse que sofreram", explica ela. "Encontrar maneiras saudáveis de controlar o stress é importante para a saúde GI, e sua saúde global."

O que você come pode ajudar ou prejudicar seu sistema digestivo e influenciar como você se sente. "Aumentar a quantidade de fibras na alimentação é realmente importante para melhorar a constipação intestinal", diz Chang. "A maioria das pessoas não comem muita fibra, então você tem que aumentar gradualmente a fibra em sua dieta. Caso contrário, você pode ter gases e mais inchaço, e não vai ficar satisfeito com as mudanças. "

Chang diz que você deve comer pelo menos 20-30 gramas de fibra por dia para constipação. Você pode espalhar sua fibra em pequenas quantidades ao longo do dia. Comece com pequenas porções e gradualmente aumentá-los para evitar os gases, inchaço e desconforto.

Tente comer frutas e legumes em cada refeição. Uma variedade de frutas, legumes, grãos integrais e nozes pode fornecer uma saudável mistura de diferentes fibras e nutrientes para a sua dieta. Um benefício adicional é que quanto mais fibra e alimentos integrais você comer, menos espaço você terá para opções menos saudáveis.

Os pesquisadores estão começando a entender a  complexa comunidade de bactérias e outros micróbios que vivem no trato GI humano. Chamados flora intestinal ou microbiota, estes micróbios ajudam com a nossa digestão. Mas há evidências de que os micróbios intestinais podem influenciar nossa saúde de outras formas também. Estudos sugerem que eles podem desempenhar papéis na obesidade, diabetes tipo 2, SII e câncer de cólon. Eles também podem afetar o funcionamento do sistema imunológico. Isso pode afetar o modo como seu corpo combate doenças. Estudos recentes descobriram que os efeitos dos micróbios sobre o sistema imunológico podem afetar o desenvolvimento de condições como alergia, asma e artrite reumatóide.

Você pode ter ouvido que os probióticos, os micróbios que são semelhantes aos encontrados no intestino humano podem melhorar a sua saúde intestinal. Esses também são chamados de "bactérias amigáveis" ou "boas bactérias". Os probióticos estão disponíveis em suplementos dietéticos e em certos alimentos, como o iogurte.

Há alguma evidência de que os probióticos podem ser úteis na prevenção da diarréia associada com antibióticos e melhorar os sintomas do SII, mas ainda temos muito a aprender sobre eles... Os pesquisadores ainda não sabem quais probióticos são úteis e quais não são. Eles também não sabem quanto dos probióticos as pessoas teriam que tomar ou quem mais provavelmente se beneficiaria deles.

Certos aditivos alimentares chamados emulsificantes são outra coisa que pode afetar sua saúde intestinal. Emulsionantes são adicionados a muitos alimentos processados para melhorar a textura e prolongar a vida útil. Mas estudos mostram que podem afetar nossa flora intestinal. "Nosso trabalho e outras pesquisas indicam que emulsificantes e outros aditivos alimentares podem afetar negativamente a microbiota e promover doenças inflamatórias ", diz o Dr. Andrew Gewirtz da Universidade Estadual da Geórgia. Seu grupo tem estudado as relações entre os aditivos alimentares, bactérias intestinais e doenças em camundongos. A equipe também planeja examinar como diferentes aditivos alimentares podem afetar as pessoas.

Com base no que sua equipe e outros encontraram, Gewirtz aconselha, "A mensagem de levar para casa: Comer uma dieta equilibrada e menos alimentos processados."

"O sistema GI é complicado e uma parte muito importante da nossa saúde", diz Chang. "É preciso uma verdadeira parceria entre paciente e médico para chegar à raiz dos problemas. Todo mundo tem que encontrar uma rotina saudável que funcione para eles. "

Ela incentiva você a ter um papel ativo na busca de um médico que faz você se sentir confortável. O médico certo vai ouvir atentamente o seu histórico de saúde e sintomas. Você pode ajudar a manter seu intestino em cheque, conversando com seu médico e - juntos - fazendo as escolhas certas para você.

Tradução e adaptação

Dra. Marilise Brandão

Coordenação Médica do PROMED

NIH News in Health, May 2017

References
Adverse childhood experiences are associated with irritable bowel syndrome and gastrointestinal symptom severity. Park SH, Videlock EJ, Shih W, Presson AP, Mayer EA, Chang L. Neurogastroenterology & Motility. 2016 Aug;28(8):1252-60. doi: 10.1111/nmo.12826. Epub 2016 Apr 8. PMID: 27061107.

Dietary emulsifiers impact the mouse gut microbiota promoting colitis and metabolic syndrome. Chassaing B, Koren O, Goodrich JK, Poole AC, Srinivasan S, Ley RE, Gewirtz AT. Nature. 2015 Mar 5;519(7541):92-6. doi: 10.1038/nature14232. Epub 2015 Feb 25. PMID: 25731162.

Is eating behavior manipulated by the gastrointestinal microbiota? Evolutionary pressures and potential mechanisms. Alcock J, Maley CC, Aktipis CA. Bioessays. 2014 Oct;36(10):940-9. doi: 10.1002/bies.201400071. Epub 2014 Aug 8. PMID: 25103109.

Leia Mais 

acesse também