Promed

Notícias Promed

Os cuidados com a hipertensão arterial

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Saiba mais sobre a doença

Você sabia que a hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que atinge mais de 30% dos brasileiros adultos? A doença ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ela ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg. 

Em 90% dos casos, a hipertensão arterial é herdada dos pais, mas existem vários fatores que influenciam no nível de pressão arterial, entre eles: 

– tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física. 

Além desses fatores contribuintes, sabe-se que a sua incidência é maior: na raça negra; entre homens abaixo dos 50 anos e entre mulheres acima de 50 anos; e em diabéticos. 

A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável: 

 

– manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares; 

– não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos; 

– praticar atividade física regular; 

– aproveitar momentos de lazer; 

– abandonar o fumo; 
– moderar o consumo de álcool; 
– evitar alimentos gordurosos; 

– controlar o diabetes.

Fonte: Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Cardiologia e UFPEL.

Leia Mais 

acesse também