Promed

Notícias Promed

Osteoporose: prevenção deve começar cedo

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! População da faixa etária de 25 a 40 anos deve começar os cuidados o quanto antes

A maioria da população sabe o que é a osteoporose (uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea - tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas), mas muitos não fazem ideia de que há maneiras de se preveni-la. Por isso, atenção, pois as ações de prevenção devem começar muito antes do que se imagina.

Dados divulgados pela Fundação Internacional de Osteoporose (IOF) apontam que o aumento da longevidade da população terá como consequência o crescimento na incidência de fraturas em idosos, estimando que o número de brasileiros com osteoporose deve crescer 32% em 2050.

Dessa forma, cabe à população que se encontra na faixa etária de 25 a 40 anos (os futuros idosos de 2050), praticar exercícios e cuidar da alimentação para que tenha uma velhice saudável.

Para se prevenir, confira algumas dicas essenciais:

- Ingestão de cálcio para fortalecimento dos ossos (alimentos como leite, iogurte, queijos, etc.);

- Consumo de verduras de folhas escuras (brócolis, espinafre e couve);

- Evitar o consumo de carne vermelha, refrigerante, café e sal;

- Expor-se ao sol de forma moderada;

- Não fumar;

- Evitar o consumo excessivo de álcool;

- Iniciar um programa de exercícios.

A doença em mulheres e homens

A osteoporose atinge tanto as mulheres quanto os homens. Nelas, a causa mais comum é a queda na produção de estrógeno depois da menopausa. Já neles, são vários os motivos, como o índice de massa corpórea abaixo de 20, a falta ou excesso de exercício, diabetes, hipertireoidismo, doença do glúten e drogas contra a epilepsia ou imunossupressores usados em transplantes de órgão. Portanto, recomenda-se um acompanhamento médico durante todas as fases da vida, para que o diagnóstico seja realizado com exatidão.

Informações: Gazeta do Povo; Ministério da Saúde (MS); Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Dr. Drauzio Varella.

Leia Mais 

acesse também