Promed

Notícias Promed

Outubro Rosa - Mulher cuide da sua saúde

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Realize exames periodicamente

Neste mês de outubro, pode-se ver a cor rosa iluminando diversos ambientes da cidade. Essa cor foi escolhida para representar o Outubro Rosa, mês voltado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.

Doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno, o câncer de mama tem cura, se descoberto no início.

Por isso a importância da realização de exames, principalmente do exame clínico das mamas e da mamografia. Todas as mulheres devem realizar tais exames periodicamente, mesmo que não percebam alterações em suas mamas. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura.

Além dos exames para prevenção, mulheres com histórico familiar de câncer de mama devem procurar um médico especialista para avaliar o risco em desenvolver a doença. Os riscos dependem do grau de parentesco: Mulheres com mãe, irmã ou filha que tiveram câncer de mama antes dos 50 anos, ou câncer de ovário, devem, a partir dos 35 anos, buscar orientações e acompanhamento com sua/seu ginecologista.

Entretanto, se não houver o histórico na família e não houver alterações da mama, mulheres de até 50 anos não precisam realizar a mamografia. Já entre 50 e 69 anos, esta deve ser realizada a cada 02 anos, se não houver alterações.

Portanto, é importante que as mulheres tenham sempre um médico ou uma médica de confiança para acompanhar sua saúde e orientá-la da forma mais adequada, de acordo com sua faixa etária e seu organismo.

Veja aqui a Cartilha da Unimed com mais informações sobre a saúde da mulher.  

 

 

Com informações: Unimed e Ministério da Saúde. 

Leia Mais 

acesse também