Promed

Notícias Promed

Outubro Rosa - Previna-se contra o câncer de mama

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! A conscientização da população é essencial para a prevenção da doença e o diagnóstico precoce

O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Além disso, segundo dados do Ministério da Saúde (MS), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e, anualmente, corresponde a 25% dos novos casos de câncer no Brasil e no mundo.

Para reverter estes dados alarmantes, o Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, é celebrado anualmente desde o início da década de 1990, e tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento evitando, assim, milhões de mortes a cada ano.

Entendendo o câncer de mama

É causado pela multiplicação desordenada das células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos devem-se às características próprias de cada tumor.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são:

- Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;

- Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos;

- Podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Fatores de risco

Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento entre as mulheres, tais como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

Como prevenir?

Segundo o INCA, cerca de 30% dos casos de câncer podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

- Praticar atividade física;

- Cuidados com o peso corporal adequado;

- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

- Amamentar seu bebê (amamentar o máximo de tempo possível é um fator de proteção contra o câncer).

- Não fumar e evitar o tabagismo passivo.

Realização de exames x faixas etárias das mulheres

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um médico especialista para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Ainda, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos.

Como funcionam os exames clínicos das mamas

É o exame realizado por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade. Neste exame poderão ser identificadas alterações e, se necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia - um raio X - que permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno. A mamografia é o principal método diagnóstico para detectar precocemente o câncer de mama.

É essencial que a mulher conheça o próprio corpo para que note as possíveis mudanças e, assim, procure ajuda profissional imediatamente. O diagnóstico precoce é primordial, pois quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer de mama aumentam potencialmente.

Tratando o câncer de mama

O tratamento depende do tipo de tumor e também do estágio de cada doença. As formas de tratamento são por meio de tratamento local (cirurgia e radioterapia) e/ou tratamento sistêmico (quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica).

Leia aqui artigo informativo da UNIMED/PR sobre a vida após o tratamento do câncer de mama.

Com informações: Instituto Nacional de Câncer (INCA) e Ministério da Saúde (MS).

Leia Mais 

acesse também