Promed

Notícias Promed

Perimenopausa: O que é e como afeta as mulheres?

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Fase que antecede a menopausa tem sintomas bastante característicos

A perimenopausa ou pré-menopausa é o período que marca a transição entre a idade fértil e a menopausa, ocorrendo em mulheres em torno dos 50 anos. Por ser uma fase transicional, tende a durar mais tempo, chegando a se estender por meses ou anos. O intervalo entre as menstruações se alonga e o fluxo menstrual tende a diminuir gradualmente, antes de finalizar. Assim, o corpo da mulher está se preparando para a transição para a menopausa, quando ela perde a capacidade de engravidar.   
Embora seja um processo natural do corpo feminino, a perimenopausa pode começar antes em algumas mulheres. Algumas pesquisas mostram que hábitos como fumar, histórico familiar, tratamentos de câncer e a cirurgia de remoção do útero ou dos ovários podem resultar na perimenopausa precoce.  

 Alguns dos sintomas característicos da perimenopausa são: 

- Ondas de calor intensas; 

- Distúrbios do sono; 

- Oscilações de humor; 

- Ressecamento vaginal; 

- Sensibilidade mamária exacerbada. 

O tratamento mais comum para amenizar os sintomas da perimenopausa é a terapia de reposição hormonal, que pode ser feita com acompanhamento médico.  

Para mais informações, consulte o site AbcMed clicando no link 

Com informações: AbcMed. 

Leia Mais 

acesse também