Promed

Notícias Promed

Planos de vacinação contra a Covid-19 no Brasil

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Com informações atualizadas a nível nacional, estadual e municipal

Em continuidade ao acompanhamento do processo de vacinação contra a COVID-19 no Brasil, a PROMED preparou um material especial com os principais pontos sobre os planos de vacinação existentes, realizados pelo governo federal, o governo estadual do Paraná e os municipais. Confira abaixo!

Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19

Em dezembro de 2020, o Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) e do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis (DEIDT) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), apresentou o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 como medida adicional de resposta ao enfrentamento da doença, tida como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), mediante ações de vacinação nos três níveis de gestão.

Dessa forma, as diretrizes definidas neste plano buscam apoiar as Unidades Federativas (UF) e municípios no planejamento e organização da vacinação contra a doença.

O êxito dessa ação será possível mediante o envolvimento das três esferas de gestão em esforços coordenados no Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, mobilização e adesão da população à vacinação.

Ainda não existem vacinas COVID-19 com registro definitivo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Até o momento, existem 02 vacinas COVID-19 com aprovação para uso emergencial no Brasil: CoronaVac (Instituto Butantan) e AstraZeneca (Fiocruz).

No dia 25 de janeiro de 2021, o MS publicou a segunda versão do Plano incluindo trabalhadores rurais e portuários nos grupos de risco para receber o imunizante.

Clique aqui e confira o plano completo. 

Obs.: Plano atualizado em 25/01/2021. As informações podem sofrer alterações de cronograma e quantitativas, a serem disponibilizados posteriormente.

Vacinação no estado do Paraná

Publicado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR), em 16/01, o Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19 no Paraná foi elaborado seguindo as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do MS e teve a colaboração do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR).

Em 2021, considerando os grupos prioritários, o Paraná pretende vacinar um total de 4.019.115 pessoas. Esta vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada. Ao longo prazo, estima-se expandir a estratégia de vacinação para a população acima de 18 anos ainda não vacinada, adicionando mais de 8,7 milhões de paranaenses.

Grupos prioritários

A definição de grupos prioritários para receber as doses da vacina contra a COVID-19 seguiu critérios do Ministério da Saúde, tempo de contato (ou exposição) com os pacientes com COVID-19 e pessoas com maior risco de complicações pela infecção causada pelo Sars-Cov-2.

Na primeira etapa, a população alvo a ser vacinada contra a COVID-19 é composta por profissionais que aplicarão as vacinas; pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s) e os profissionais que atuam nos locais; população indígena; todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo Coronavírus. Na sequência, o Estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade; pessoas com 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que têm idade variando entre 60 e 64 anos.

Confira abaixo o quadro que apresenta os grupos prioritários e a estimativa populacional em cada grupo a ser vacinado no Paraná durante o ano de 2021:

Indicação

Além de estar no público-alvo para a vacinação, a SESA-PR recomenda que mesmo pessoas que já tiveram a COVID-19 podem ser vacinadas. Mas recomenda-se o adiamento da vacinação nas pessoas com infecção confirmada, ou seja, que estejam doentes. A sugestão é aguardar a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.

Contraindicação

Considerando os ensaios clínicos em andamento e os critérios de exclusão utilizados em seus estudos, as seguintes contraindicações devem ser consideradas:

- Pessoas menores de 18 anos (Atenção: este limite de faixa etária pode variar entre as vacinas, portanto sempre será recomendada a confirmação desta informação diretamente na bula);

- Gestantes;

- Pessoas com histórico de reação anafilática confirmada associada à dose anterior da vacina contra a COVID-19 ou a qualquer um de seus componentes.

Todos os critérios, classificações e demais informações podem ser consultados no documento completo da SESA-PR, disponível aqui.

Obs.: Plano atualizado em 25/01/2021.

Vacinação nos municípios paranaenses

No dia 14/01, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba apresentou o Plano Municipal de Vacinação contra a COVID-19. O Centro de Exposições Positivo, no Parque Barigui, será o espaço oficial da população contra a COVID-19. De acordo com o Plano, constam ainda mais dez Unidades de Saúde (Ver quadro abaixo) que poderão ser ativadas exclusivamente para imunizar a população quando mais vacinas forem enviadas. Curitiba seguirá as etapas de vacinação do Plano Nacional de Vacinação.

Locais de vacinação - Curitiba:

Confira os planos estabelecidos pelos governos municipais nas principais cidades do estado do Paraná:

Curitiba: clique aqui.

Cascavel: clique aqui.

Foz do Iguaçu: clique aqui.

Londrina: clique aqui.

Maringá: clique aqui. 

Ponta Grossa: clique aqui

Leia Mais 

acesse também