Promed

Notícias Promed

Prática da musculação é recomendada para idosos

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Os benefícios da musculação em pessoas com mais de 60 anos

A atividade física é uma prática que deve ser incentivada para toda a população, pois previne inúmeras doenças, combate a obesidade e melhora a qualidade de vida. Com um auxílio de um profissional, todas as faixas etárias devem se exercitar para melhorar o condicionamento físico, principalmente os idosos, que têm maior probabilidade de desenvolverem algumas doenças.

Recentemente, médicos evoluíram na pesquisa e concluíram que a musculação é a melhor atividade a ser praticada por idosos. O exercício aumenta a massa muscular, o que diminui a incidência de quedas e fraturas, recorrentes em pessoas com idade superior a 60 anos. Estudos também demonstram que pessoas com maior índice de massa muscular vivem mais e com mais qualidade de vida. Além disso, níveis baixos de tônus muscular levam a impotência, o que eleva o risco de depressão.

Ainda, existem diversos outros benefícios, pois o treinamento com peso aumenta a densidade óssea, combatendo, dessa forma, a osteoporose; fortalece o sistema músculo-esquelético, evitando problemas cardíacos; aumenta o metabolismo de carboidratos no organismo, diminuindo a formação de gordura.

Em vista da pandemia de COVID-19, a prática de exercícios físicos tornou-se ainda mais necessária, especialmente entre os idosos, que estão dentro do grupo de risco. Vale ressaltar que os cuidados com a saúde, principalmente quando se trata de atividades para fortalecimento da imunidade, diminuem os riscos de agravamento da doença.

É preciso lembrar que essas dicas são para pessoas sem comorbidades, nas quais não se enquadram os grupos com artropatias (problemas ou doenças articulares) e demais doenças. O profissional que deve acompanhar o idoso na musculação é o profissional de educação física, a fim de diminuir riscos e evitar consequências indesejadas.

Academia APMP

Os associados e dependentes da APMP podem usufruir da academia da sede administrativa, localizada no Centro Cívico, em Curitiba, para garantir uma vida mais saudável. A academia passou por melhorias para melhor atender a todos e conta com novos equipamentos, além de professor para orientações nas atividades realizadas.

Lembrando que o atendimento segue todas as exigências sanitárias da Secretaria Municipal de Saúde para prevenção contra a COVID-19. Dessa forma, há vários dispensers de álcool em gel em todo ambiente, é obrigatório o uso de máscara e, àqueles que tiverem sintoma de gripe ou outro sintoma que indique a manifestação da COVID-19, é recomendado que não compareçam ao treino e busquem orientação médica.

Referência: "Prática da musculação deve ser incentivada nos idosos”, por Rafael Coelho, em 05/07/21, jornal Folha de Pernambuco, portal on-line www.folhape.com.br.

Leia Mais 

acesse também