Promed

Notícias Promed

Pratique a caminhada!

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! A atividade traz diversos benefícios à saúde do praticante

Quer sair do sedentarismo, mas não tem tempo para ir a uma academia? A caminhada é uma ótima alternativa para se tornar mais ativo e, quando feita regularmente, ainda traz benefícios para sua saúde. Além disso, a atividade pode ser inserida com pequenas mudanças de hábito no seu dia a dia, é de graça, pode ser praticada por pessoas de todas as idades e não tem contra-indicação.

 

Quais são os benefícios da caminhada?

A caminhada traz uma série de benefícios à saúde do praticante, entre eles, de acordo com o National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (NIH):

- reduz o risco de problemas de saúde como hipertensão arterial, doenças cardíacas e diabetes;

- fortalece ossos e músculos;

- ajuda a queimar calorias;

- traz sensação de bem-estar, revigorando seu humor.

 

Preciso consultar um médico antes de iniciar a atividade?

Caminhar é um exercício recomendado para todas as idades e a maioria das pessoas não precisam consultar um médico antes de iniciar a atividade. Porém, segundo o NIH, deve-se ficar atento a alguns sintomas, e se você responder "sim" a qualquer uma das perguntas abaixo, consulte primeiramente seu médico.

* O seu médico lhe disse que você tem problemas cardíacos, diabetes ou asma?

* Quando você está fisicamente ativo, você tem dores no peito, pescoço, ombro ou braço?

* Você costuma sentir-se fraco ou ter tonturas?

* Você sente muita falta de ar após a atividade física?

* Você tem ossos ou problemas articulares, como artrite, que fazem com que seja difícil para você andar?

* Você tem mais de 40 anos e você recentemente esteve inativo?

* Você tem um problema de saúde que você acha que pode impedí-lo de iniciar um programa de caminhada?

 

Como começar?

Trace um plano - O exercício pode ser inserido em práticas simples, como andar em um parque ou enquanto vê as lojas em um shopping. Recomenda-se que o futuro praticante faça um plano para se organizar, em que deve conter: onde vai andar, quantas vezes por semana e  quanto tempo.

Use roupas confortáveis - Para a prática, vale a elegância da simplicidade: utilize roupas de tecidos que facilitam a secagem do suor, que não apertem e um calçado confortável.

Proteja-se - Se a caminhada for praticada ao ar livre, lembre-se de se proteger do sol, utilizando chapéu ou boné, óculos e filtro solar.

Hidrate-se - A ingestão de líquidos, isotônicos e água deve ser prioridade antes, durante e depois da prática de atividades físicas. Sempre carregue uma garrafa de água fresca com você.

Curta! - Para tornar mais agradável a caminhada, se preferir, leve algum companheiro para a atividade ou ouça suas músicas prediletas enquanto caminha.

 

Modifique seus hábitos!

Utilize a escada ao invés do elevador: experimente subir alguns lances de escada e exercitar suas pernas. Seu fôlego vai melhorar e suas pernas ficarão mais fortes.

Visite pessoas no seu local de trabalho: ficar sentado muito tempo não faz bem a ninguém, então eventualmente passeie pelo escritório para esticar as pernas e movimentar o corpo.

Use outro banheiro no trabalho: ao invés de ir ao mais próximo, procure outro um pouquinho mais distante, para poder andar mais. Depois de ficar sentado muito tempo, seu corpo precisa se mover para melhorar a circulação e ativar o gasto calórico.

Troque o carro pela caminhada: ao invés de utilizar o automóvel, busque ir mais vezes caminhando até o mercado/padaria perto da sua casa.

Pequenas escolhas podem fazer a diferença na sua qualidade de vida. 

Leia Mais 

acesse também