Promed

Notícias Promed

PROMED alerta sobre os malefícios do implante hormonal chamado de Chip da beleza

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Saiba o que é e quais os malefícios do uso inadequado

O implante hormonal, conhecido como “chip da beleza”, tem sido cada vez mais utilizado pelas mulheres com a promessa de promover vantagens estéticas, como emagrecimento, redução de celulite, ganho de massa muscular, aumento da disposição física e da libido. No entanto, há diversos efeitos colaterais não desejáveis consequentes ao uso destes implantes. Por isso, a PROMED alerta sobre essas consequências à saúde e em quais casos estes implantes são recomendados.

O que é o Implante hormonal?

Implante hormonal ou terapia hormonal (TH) é recomendado para mulheres que, durante o climatério (período em torno da última menstruação, a menopausa), tem sintomas vasomotores, decorrentes de uma desregulação no mecanismo de controle térmico corporal, que se apresentam ao final da fase reprodutiva, os fogachos. Apesar de temida pelas mulheres, a reposição hormonal, quando bem indicada, de forma individualizada e monitorizada pelo médico, pode trazer benefícios, principalmente com relação às queixas vasomotoras.

Flávia Lúcia Conceição, médica endocrinologista e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), falou a respeito do tratamento para mulheres: “Sabemos que a mulher que tem sintoma vasomotor precocemente tende a ter esses sintomas com mais frequência, mais intensidade e por mais tempo. Então, se ela não tiver nenhuma contraindicação à reposição hormonal, vai se beneficiar muito”.

No entanto, o tratamento deve ser feito conforme a idade e os sintomas de cada paciente. Segundo Clarissa Antunes Thiers, médica cardiologista do Instituto Nacional Cardiologista e Hospital Samaritano, em algumas situações, “a terapia hormonal é amplamente preconizada e que se não fizerem a reposição hormonal, o risco cardiovascular aumenta”.

Além disso, é necessário manter um protocolo de acompanhamento para a mulher quando essa passa pelo climatério. Esse protocolo envolve desde a avaliação dos níveis das diferentes gorduras no sangue, o lipidograma (colesterol, triglicerídeos, etc.), provas de função do fígado, o hepatograma e até a mamografia periódica e exames ginecológicos (físicos, de prevenção de câncer e de imagem (por ex., a ecografia). Este acompanhamento é ainda mais necessário se a mulher está utilizando a TH.

“Chip da beleza”

Na promessa de favorecer esteticamente, diversas celebridades aderiram ao implante, chamado de “chip da beleza”, com o objetivo de melhorar a aparência física. No entanto, este é na verdade, um implante hormonal, que libera diferentes hormônios para o organismo (femininos e masculinos). Ele pode ser feito de silicone ou de um material absorvível. "Ambas as apresentações são pequenas, do tamanho de um palito de fósforo. O de silicone, por exemplo, é inserido por baixo da pele do abdômen ou do glúteo e age liberando uma possível combinação de hormônios", explica Thais Mussi, médica endocrinologista e metabologista, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Por ser também um repositor de testosterona, um time multidisciplinar de especialistas abordou o “chip da beleza” e os efeitos deletérios do abuso da testosterona na mulher e no homem. Por isso, o implante não deve ser utilizado para fins estéticos exclusivos e, sempre precisa ser indicado e implantado por médico.

Paulo Roberto Magalhães Bastos, médico urologista, membro da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), explica que não existe indicação, salvo em situações extremamente especiais, para reposição de testosterona em mulheres. “Essa febre de reposição de testosterona, ‘chip da beleza’, é uma falácia e, até certo ponto, criminosa”, ressaltou. Isso porque o implante desse hormônio pode causar malefícios que, de acordo com a Dra. Clarissa, incluem aumento do risco de infarto, de insuficiência cardíaca e de acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, os médicos garantem que não se dosa testosterona para mulher, mesmo quando há indicação de TH na menopausa.

Efeitos colaterais do implante hormonal

A médica, também cita como a aplicação incorreta do implante hormonal pode ser perigosa para a saúde e o bem-estar. Confira os principais efeitos colaterais:

- Desequilíbrio nos níveis hormonais;

- Aumento de pelos no corpo e no rosto;

- Queda de cabelo;

- Sangramento fora do período menstrual;

- Inchaço;

- Aumento do clitóris;

- Mudança na voz;

- Acne.

Os efeitos acontecem, principalmente, naquelas que usam o TH (com implante hormonal ou outras formas) sem orientação médica. Por isso, é imprescindível que haja a consulta com um médico para avaliar os possíveis riscos e benefícios para cada mulher, antes de tudo.

Recentemente, uma influenciadora que utilizava o “Chip da beleza”, contou por meio das redes sociais, os efeitos colaterais do implante que aconteceram com ela. "Destruiu minha pele! Eu nunca tive espinhas no rosto na minha vida inteira", desabafou a cantora, após ser questionada sobre o efeito colateral do "chip da beleza".

Com informações: Medscape e Terra.

Leia Mais 

acesse também