Promed

Notícias Promed

PROMED Atualiza - CORONAVÍRUS

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Confira as informações do Ministério da Saúde

No dia 26 de fevereiro, o Ministério da Saúde (MS) confirmou o primeiro caso de novo coronavírus em São Paulo. O homem, de 61 anos, deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 25/02, com histórico de viagem para a Itália. No Brasil, já existem 132 casos suspeitos de coronavírus monitorados pelo MS, de acordo com dados repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde até o dia 27/02. No total, 16 estados informaram ao MS sobre os casos suspeitos.

Com esta mudança, segundo o MS, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiverem passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.

A intenção, nesta fase, ainda é a contenção da circulação do vírus, pra evitar a transmissão dentro do território brasileiro.

Até o dia 27/02, o MS informou ainda que 60 casos suspeitos de coronavírus já foram descartados no país, que permanece apenas com o registro de um caso confirmado em SP. Para evitar a proliferação do vírus, o MS recomenda medidas básicas de higiene, confira abaixo:

- Lave sempre as mãos com água e sabonete e evite levar as mãos ao rosto - principalmente à boca;

- Leve sempre um frasco de álcool em gel para garantir que suas mãos sempre estejam higienizadas;

- Não compartilhe utensílios de uso pessoal (como toalhas, copos, talheres e travesseiros);

- Caso você faça parte do público-alvo* da vacina contra gripe, imunize-se todos os anos;

- Mantenha hábitos saudáveis. Alimente-se bem e coma verduras e frutas. Beba bastante água!

- Ao tossir, proteja o seu rosto com o antebraço e cotovelo.

*Obs.: Segundo o MS, atualmente, fazem parte do grupo prioritário da campanha da vacina contra a gripe: Indivíduos com 60 anos ou mais; adultos entre 55 e 59 anos; crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores de escolas públicas e privadas; povos indígenas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; forças de segurança e salvamento; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; e funcionários do sistema prisional.

Confira abaixo informativos a respeito do Coronavírus:

Informativo - Ministério da Saúde

Informativo - Sociedade Brasileira de Infectologia

Informativo - Hospital Israelita Albert Einstein

Veja aqui também material informativo do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) de Proteção à Saúde Pública do MPPR.

Com informações: Ministério da Saúde (MS).

Leia Mais 

acesse também