Promed

Notícias Promed

PROMED INFORMA - Nova variante Ômicron

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Saiba mais sobre a nova variante, que tem causado preocupação no Brasil e no mundo

Desde o início de 2020, a PROMED está atenta às informações sobre a pandemia de COVID-19. Com isso, este informe busca trazer aos beneficiários as atualizações sobre a nova variante, anunciada em 25 de novembro de 2021, designada, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como Ômicron. Confira abaixo mais detalhes.

Variante Ômicron

Assim como no final de 2020, quando foi identificada a variante Delta, uma nova variante de preocupação, a Ômicron, foi identificada neste final de ano de 2021. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mesmo que não sejam as únicas variantes de preocupação circulando, representam um alerta sobre a pandemia e seus riscos que continuam em curso, sendo os principais temas de preocupações a maior transmissibilidade e o escape das vacinas, o que pode resultar na ampliação de casos críticos, graves e óbitos. De acordo com a OMS, já se sabe que a Ômicron é uma variante altamente transmissível e com grande número de mutações. Os sintomas mais comuns são: cansaço extremo, dores pelo corpo, dor de cabeça e dor de garganta.

Cuidados necessários

Para auxiliar no entendimento a respeito da nova variante, Marilise Borges Brandão, coordenadora médica da PROMED, compartilhou algumas dicas em relação aos cuidados a serem tomados por todos: "Por enquanto as orientações para cuidados gerais são as mesmas, antes da variante Ômicron: evitar aglomerações, mesmo ao ar livre, usar sempre máscaras e higienizar as mãos (álcool ou sabão). Ainda não temos dados suficientes para saber se a imunidade adquirida por quem teve a doença (por qualquer das variantes) ou esteja com esquema de vacinação conforme preconizado e disponibilizado pelo SUS, seja eficaz contra esta variante. Também ainda não sabemos se esta é mais transmissível ou se pode causar doença, com menor ou maior gravidade, em não vacinados e vacinados (esquema completo ou em andamento). Ainda estão estudando as possíveis ameaças desta nova variante. Sendo assim, orientamos manter os cuidados mencionados até que tenhamos mais compreensão do seu impacto no curso da pandemia e da vacinação".

Vacinação

De acordo com o boletim do Observatório COVID-19 da Fiocruz - referente ao período de 21 de dezembro a 4 de dezembro de 2021, com a nova variante, continua sendo absolutamente necessário e urgente ampliar a cobertura vacinal, incluindo os que não completaram o esquema vacinal de duas doses e a inclusão da dose de reforço, que se torna ainda mais importante.

Com informações: Ministério da Saúde (MS); Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Instituto Butantan.

Leia Mais 

acesse também