Promed

Notícias Promed

PROMED informa sobre a febre amarela

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Febre amarela está sob alerta de saúde pública

A PROMED informa sobre a febre amarela, doença infecciosa que está sob alerta de saúde pública. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil enfrentou em 2016/2017 um grande surto de febre amarela, envolvendo principalmente os estados da região Sudeste, com destaque para Minas Gerais e Espírito Santo.

Em vista desse alerta, a campanha do Ministério da Saúde, em conjunto com os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, tem como objetivo vacinar mais de 76 municípios dos estados mencionados com doses fracionadas e doses padrão contra a febre amarela.

Como a febre amarela é transmitida?

O vírus da febre amarela é transmitido somente pela picada de mosquitos transmissores que estejam infectados, portanto a doença não é transmitida por pessoas.  

Quais são os sintomas da doença?

Os primeiros sintomas da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Os sintomas iniciais podem desaparecer por algumas horas, mas, depois desse período, a doença pode desenvolver um estado mais grave.

Em casos graves, os sintomas podem acarretar em febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal), e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer, portanto, ao identificar os sintomas da febre amarela, deve-se procurar o médico mais próximo para diagnóstico e tratamento adequado.

Qual é a melhor forma de tratamento?

O tratamento deve ser acompanhado de cuidadosa assistência ao paciente hospitalizado, que deve permanecer em repouso, com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado.

Como prevenir a doença?

A única forma de prevenir a doença é com a vacina contra a febre amarela. A imunização é indicada para pessoas que residem em áreas com recomendação da vacina e também para pessoas que pretendem viajar para essas áreas.

Como a vacina é feita com o próprio vírus da febre amarela vivo e atenuado, esta pode causar efeitos adversos, portanto a vacina deve ser aplicada com indicação e critério nas gestantes, idosos e pessoas com doenças que cursem com imunodepressão. Crianças com menos de 06 anos de idade não devem receber a vacina por risco de acometimento do sistema neurológico.

A vacina é importante na prevenção contra a febre amarela, mas deve-se atentar às orientações das autoridades da saúde em relação aos grupos de risco a fim de minimizar os efeitos adversos.

Com informações: Ministério da Saúde.

Leia Mais 

acesse também