Promed

Notícias Promed

Quais são as principais doenças dos idosos?

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! O envelhecimento traz consigo doenças típicas da idade. Saiba mais.

O envelhecimento é um processo natural do corpo humano e traz alterações fisiológicas particulares em cada paciente, sendo afetado diretamente por fatores genéticos e hábitos adotados ao longo da vida e do amadurecimento. Na medicina, chama-se de idoso o indivíduo que atingiu os 60 anos. 

Há inúmeras mudanças fisiológicas que costumam atingir os idosos, por isso a necessidade de consultar médicos especialistas e ter os exames sempre em dia. Algumas funções são afetadas e facilitam doenças, como a função imune e a função renal, além de alterações comuns como aquelas que impactam o sistema nervoso, o funcionamento do coração e a estrutura óssea.  

Dentre as doenças que mais atingem pessoas de idade avançada, estão: 

- Câncer: Por mais que possa acometer pessoas de qualquer idade, é mais comum em idosos; 

- Osteoporose: Doença cuja causa é a perda da massa óssea é a principal causa de fraturas em idosos; 

- Doença de Parkinson: Condição degenerativa que causa tremores; 

- Demência: Uma das formas mais comuns de demência é a doença degenerativa conhecida como Alzheimer, que acomete principalmente pacientes idosos; 

- Insuficiência renal: Afeta os idosos pela diminuição progressiva da função renal; 

- Diabetes tipo 2: Comum em idosos, causada pelo excesso crônico de açúcar no sangue. 


Para ler mais informações detalhadas sobre as principais doenças em idosos, visite a matéria completa no site AbcMed através do
link.   

Com informações: AbcMed, Ministério da Saúde (MS). 

Leia Mais 

acesse também