Promed

Notícias Promed

Rastrear ou não rastrear a procura de doenças?

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Os benefícios e os inconvenientes dos testes de triagem ou "screening"

Descobrir situações de saúde crônicas precocemente - mesmo antes de você ter sintomas - parece uma ótima ideia. É para o que os testes de triagem ou “screening” são indicados! Alguns exames podem reduzir o risco de morrer de uma determinada doença. Mas às vezes, dizem os especialistas, um teste destes pode causar mais mal do que bem. Antes de fazer um desses testes, converse com seu médico sobre os possíveis benefícios e prejuízos, para ajudá-lo a decidir o que é melhor para sua saúde.

Testes de triagem são solicitados para as pessoas que parecem saudáveis, para tentar encontrar problemas ainda não percebidos ou ocultos. Eles são feitos antes que você tenha quaisquer sinais ou sintomas da doença. São testes de vários tipos. Seu médico pode elaborar sua história de saúde e realizar um exame físico, para procurar sinais de saúde ou de doença. Ele também podem incluir exames de sangue, tecidos ou amostras de urina ou exames de imagem ( raio x, tomografia, ressonância magnética, ecografia, etc.).

"Eu não diria que todas as pessoas devem simplesmente fazer exames de triagem ou “screening”, diz o Dr. Barnett S. Kramer, especialista em prevenção do câncer no NIH ( National Institute of Health-USA). "Os pacientes devem estar cientes tanto dos benefícios potenciais quanto dos danos, quando eles estão escolhendo testes de triagem para fazer e com que freqüência."

As equipes de especialistas olham regularmente toda a evidência científica, equilibrando os benefícios e de danos de testes de triagem diferentes. Elas desenvolvem então diretrizes para definir quem deve ser rastreado e com que freqüência.

Escolher se você deve ser rastreado para pesquisar alguma doença nem sempre é fácil. As sugestões de rastreamento são freqüentemente baseadas em sua idade, histórico de saúde da família e outros fatores. Você pode ser selecionado para muitas condições, incluindo diabetes, infecções sexualmente transmissíveis, doenças cardíacas, osteoporose, obesidade, depressão, gravidez e cânceres.

Cada teste de triagem vem com seus próprios riscos. Alguns procedimentos podem causar problemas como sangramento ou infecção. Um teste de triagem positivo pode levar a mais testes que vêm com seus próprios riscos.

"A maioria das pessoas que se sentem saudáveis, são de fato saudáveis", diz Kramer. "Então, um teste negativo para confirmar que você está saudável não acrescenta muita informação nova”.  Mas, erroneamente ser informado de que você tem ou não tem uma doença pode ser prejudicial. É um erro de diagnóstico.

Um falso negativo significa que não tem a doença, mas você tem. Isso pode causar problemas se você não prestar atenção aos sintomas que aparecem as vezes mais tarde, porque você acha que não tem a doença. Um falso positivo significa que lhe dizem que pode ter a doença, mas você não tem na realidade. Isso pode levar a preocupações desnecessárias e outros testes potencialmente prejudiciais e tratamentos que você não precisa.

Mesmo encontrar corretamente uma doença, pode não melhorar sua saúde ou ajudá-lo a viver mais tempo. Você pode aprender que você tem uma doença intratável muito antes de você ter. Ou encontrar uma doença que nunca teria causado um problema se você não tivesse feito os testes. Isso é chamado overdiagnóstico.  Alguns cânceres, por exemplo, nunca causam sintomas ou tornam-se fatais. Mas se for encontrado por um teste de triagem, é provável que seja tratado. Os tratamentos contra o câncer podem ter efeitos colaterais duros e duradouros. Não há como saber se o tratamento irá ajudá-lo a viver mais tempo ou melhor.

Um teste de triagem eficaz pode diminuir suas chances de morrer da condição. A maioria não demonstrou alongar sua expectativa de vida total, Kramer explica. Sua utilidade varia e pode depender de seus fatores de risco, idade ou opções de tratamento.

Se você está em risco para certas condições de saúde, por causa de uma história familiar ou por exposições pelo estilo de vida ( beber, fumar, ser sedentário, etc.) você pode optar por fazer exames e testes, mais regularmente.

Se você está considerando fazer testes de triagem ou “screening”, converse primeiro com seu médico a respeito dos benefícios e prejuízos de sua realização.

Porém, cuide sempre de sua saúde!

Traduzido e adaptado por Marilise Borges Brandão, médica, responsável técnica da PROMED

Referências:“Rastreio populacional de câncer: Esperança e exageros”. Shieh Y, Eklund M, Sawaya GF, et ai. Nat Rev Clin Oncol. 2016 Sep; 13 (9): 550-65. Doi: 10.1038 / nrclinonc.2016.50. Reveja. PMID: 27071351.

NIH News in Health, março de 2017

Leia Mais 

acesse também