Promed

Notícias Promed

Saiba mais sobre doenças com grande incidência no verão

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Entre elas estão a insolação, o bicho geográfico, a desidratação e a pedra nos rins

O verão é a estação preferida de muitas pessoas, pois com ele vem as férias, viagens, aproveitar a praia, piscina e passar mais tempo ao ar livre na presença do sol. Porém, esta época do ano não é só feita de momentos bons e requer que certos cuidados sejam tomados para que nenhum incidente estrague o seu verão.

Confira algumas doenças comuns desta estação do ano:

Bicho geográfico

Muitos donos de cachorro costumam levar seus animais para a praia, porém, um dos problemas desse hábito é que as fezes dos cães podem estar contaminadas com o parasita "Ancylostoma caninum", causador do bicho geográfico.

As larvas, eliminadas nas fezes desses animais, permanecem nos terrenos arenosos, como na praia, e entram nos pés das pessoas através de feridas ou cortes na pele, causando sintomas como coceira e vermelhidão na pele.

Insolação e queimaduras

A falta de cuidados com os raios solares e o excesso de exposição ao sol é a principal causa de insolação, problema para lá de conhecido, mas ainda comum na estação mais quente do ano. Os principais sintomas são desidratação, queimaduras na pele, bolhas, inchaço, dor de cabeça, mal-estar e dores no corpo.

De acordo com a médica dermatologista Dra. Eliandre Costa Palermo, diretora da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), em entrevista para o site, “mesmo sem estar diretamente exposta, a pessoa pode ter insolação porque a areia reflete o sol, elevando a temperatura do corpo. Em casos de queimadura solar, dependendo do grau, deve-se procurar um dermatologista que prescreverá o melhor tratamento. Em casos mais leves, compressas frias de chá de camomila ou de soro fisiológico ajudam a aliviar a reação inflamatória da pele. Outra recomendação é usar protetor solar durante a exposição ao sol, ingerir muito líquido, como água, sucos ou chá gelado, não se expor ao sol entre 10h e 15h, além de manter uma alimentação leve e equilibrada”, explicou.

 

Desidratação

Desidratação se caracteriza pela baixa concentração não só de água, mas também de sais minerais e líquidos orgânicos no corpo, a ponto de impedir que ele realize suas funções normais.  Nos dias quentes, principalmente, o corpo elimina a água através suor, entre outras formas. Quando essa água eliminada não é reposta adequadamente acontece a desidratação.

Entre os sintomas da desidratação estão a sede exagerada, boca e pele secas, dor de cabeça, sonolência, entre outros. Para prevenir, é aconselhável que uma pessoa beba de dois a três litros de água por dia.

Pedra nos rins

O intenso calor do verão, associado ao aumento da transpiração e a falta de ingestão adequada de água, também pode gerar sérios riscos para o surgimento do cálculo renal, popularmente conhecido como pedra nos rins, resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), na estação mais quente do ano a incidência é 20% maior, isso porque, durante o calor, suamos mais e, consequentemente, urinamos menos. “Com as temperaturas elevadas, transpiramos mais, e a ingestão de água nem sempre compensa a perda de líquido no organismo”, explica o nefrologista Daniel Rinaldi dos Santos, presidente da SBN, em entrevista para o site Bolsa de Mulher. Com isso, a urina fica concentrada na bexiga, as substâncias que normalmente são excretadas ficam retidas e acabam formando as pedras. O sintoma típico da eliminação de pedras nos rins pela urina é a cólica renal, uma dor lombar aguda de forte intensidade,

Mas qual é a função dos rins? De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, o equilíbrio da química interna de nossos corpos se deve em grande parte ao trabalho dos rins. Os rins são responsáveis por quatro funções no organismo: eliminação de toxinas do sangue por um sistema de filtração, regulação da formação do sangue e dos ossos, regulação da pressão sanguínea e controle do delicado balanço químico e de líquidos do corpo.

 

Referências:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica - www.sbcd.org.br

Veja Saúde - http://veja.abril.com.br/

Dr. Drauzio Varella - http://drauziovarella.com.br/

Sociedade Brasileira de Nefrologia - http://sbn.org.br/

Leia Mais 

acesse também