Promed

Notícias Promed

Saúde Cardiovascular

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Confira dicas para alcançar uma vida mais saudável

As doenças cardiovasculares são aquelas que atingem o coração e vasos sanguíneos, geralmente associadas a hábitos de vida pouco saudáveis. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde (MS), as doenças cardiovasculares representam as principais causas de mortes. Ainda de acordo com o MS, cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ocorrendo óbito em 30% desses casos. Por isso, a PROMED trouxe dicas de como cuidar da saúde do coração por meio de uma alimentação mais saudável.

Em tempos de pandemia de COVID-19, os pacientes com alguma dessas patologias enfrentam uma ameaça dupla, pois correm mais risco de desenvolver formas graves da doença, mas também por medo de buscar cuidados contínuos para o coração que demandem o deslocamento físico aos consultórios.

Um dos fatores que auxiliam no aparecimento de doenças cardiovasculares é a diabetes. Isso se deve ao alto nível de açúcar, que, no portador de diabetes mal controlado, pode levar a complicações na circulação e nos nervos, provocando dores nas extremidades e até dormência.

Ainda segundo dados do MS, anualmente, os brasileiros consomem 30 kg de açúcar, ou seja, cerca de 80 g ou 18 colheres de açúcar por dia. Este consumo alto, a longo prazo, pode levar à obesidade e à diabetes.

Para evitar doenças e melhorar a qualidade de vida, é necessário que haja uma alimentação balanceada. O médico cardiologista André Luís Wambier enumerou alguns dos benefícios de diminuir e/ou parar de consumir alimentos com açúcar na alimentação. Confira aqui o vídeo completo.

Benefícios ao parar de comer açúcar

1 - Melhora a saúde da pele;

2 - Reduz gordura no fígado;

3 - Menos inflamação;

4 - Triglicerídeos mais baixos;

5 - Menos inchaço;

6 - Melhor digestão;

7 - Melhora o foco;

8 - Menor risco de câncer;

9 - Maior energia e bom humor;

10 - Menor risco de demência.

Frutas são geralmente consideradas alimentos saudáveis. É recomendado que pessoas com diabetes ou pré-diabetes as incluam na alimentação. Algumas frutas são mais recomendadas como: maçãs, peras, laranjas, cerejas e abacates, porque têm baixo índice glicêmico, ou seja, elevam os níveis de açúcar no sangue de forma mais lenta, menos intensa e gradual. Desta forma estas demandam ao pâncreas menos liberação de insulina, o hormônio responsável pela normalização da glicose no sangue. Nos diabéticos, a insulina ou tem produção diminuída ou inexistente no pâncreas. Sendo assim, as frutas com alto índice glicêmico como banana, manga, mamão, uva, melancia, caqui, ameixa preta devem ser ingeridas com moderação e sempre que possível acompanhada por castanhas, fibras e até com queijo, que tornam mais lenta a absorção do açúcar. Isso significa que será necessária menos insulina, para reduzir a glicose do organismo.

Com informações: Ministério da Saúde (MS); Canal CardioDF; e PEBMED.

Leia Mais 

acesse também