Promed

Notícias Promed

Saúde mental piorou para 53% dos brasileiros sob pandemia de COVID-19

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Além da saúde física, é importante cuidar da saúde mental, principalmente em tempos pandêmicos

Segundo pesquisa do Instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial e cedida à BBC News Brasil, mais da metade dos brasileiros (53%) declararam que sua saúde emocional e mental piorou desde o início da pandemia de COVID-19. Essa porcentagem só é maior em quatro países: Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%).

Após mais de um ano e meio de pandemia, com a continuidade do isolamento social, medo do contágio e a perda de membros da família, é necessário redobrar os cuidados relacionados à saúde mental, que é celebrada neste domingo, dia 10 de outubro.

A campanha do Dia Mundial da Saúde Mental tem como objetivo alertar a população para o risco de uma epidemia paralela, com indícios preocupantes: aumento do sofrimento psicológico, dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais como a depressão.

A depressão é um transtorno mental comum e uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), globalmente, estima-se que 300 milhões de pessoas são afetadas por essa condição.

Além disso, de acordo com os resultados preliminares do estudo conduzido pela Universidade de São Paulo (USP) e publicado na revista Plos One, observou-se que as mulheres, pessoas sem filhos, estudantes e pacientes com doenças crônicas e pessoas que tiveram contato com pessoas diagnosticadas com COVID-19 foram os mais afetados emocionalmente pela pandemia.

Este aumento dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais durante a pandemia pode ocorrer por diversas causas. Dentre elas, estão a ação direta do vírus da COVID-19 no sistema nervoso central, as experiências traumáticas associadas à infecção ou à morte de pessoas próximas, o estresse induzido pela mudança de rotina devido às medidas de distanciamento social ou pelas consequências econômicas, entre outros.  

Enquanto a pandemia não acaba e a vacinação precisa chegar a um maior número de pessoas, é preciso manter a calma. Para isso, existem hábitos que ajudam a diminuir o estresse, cuidando do corpo e da mente e mantendo a saúde em dia. Confira abaixo algumas dicas!

1- Dedique um tempo a você: Apesar da correria, dedique um momento para fazer alguma coisa que lhe dê prazer.

2- Pratique atividades físicas: A prática de exercícios físicos estimula a liberação de neurotransmissores diversos, que ajudam a diminuir a ansiedade e estresse.

3- Alimente-se bem.

4- Faça terapia: A realização de terapia com um psicólogo é uma maneira saudável de organizar os seus pensamentos e manter a saúde mental em dia.

5- Reduza a exposição excessiva a notícias, ou mesmo conteúdos em redes sociais que causam ansiedade ou sofrimento.

6- Controle a ansiedade: tente entender o que você pode e o que não pode controlar.

Com informações: Ministério da Saúde (MS); UNIMED-PR; BBC News-Brasil e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Leia Mais 

acesse também