Promed

Notícias Promed

Saúde na Melhor Idade

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Dia Nacional do Idoso é um lembrete à importância aos cuidados com a população mais cresce no mundo inteiro

No dia 1º de outubro foi celebrado o Dia Nacional e Internacional do Idoso. Nesta data os olhares se voltam à terceira idade, chamada também de melhor idade. A comemoração mostra-se atual e importante, visto que a sociedade passa por um rápido processo de envelhecimento populacional.

Em relação à população brasileira, foi constatado que o número de pessoas com 60 anos de idade ou mais cresceu 19%, número que superou a marca dos 30,2 milhões de idosos, em 2017. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Características dos Moradores e Domicílios, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Ainda, ao analisar os números do estado do Paraná, observou-se que a proporção de idosos saltará de 7,6% (2010) para 19,9% no ano de 2040. Os dados são de acordo com as Projeções Populacionais (2017-2014) do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Acadêmico e Social (Ipardes), e o Censo Demográfico (2010) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Portanto, é necessário que ocorra uma transformação da sociedade para que a longevidade de vida seja saudável e benéfica a todos. Dessa forma, é necessário preparar-se para a melhor idade desde já, com a adoção de bons hábitos como alimentação balanceada e a prática regular de atividade física.

E para quem já chegou à terceira idade, é necessária uma atenção especial, principalmente dos familiares mais próximos. Em 2017, o Ministério da Saúde (MS), lançou a 4ª edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, um instrumento que permite o registro e o acompanhamento, pelo período de até 05 anos, de informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, sobre suas condições de saúde e seus hábitos de vida. 

A Caderneta possui dicas de como levar uma vida mais saudável, com recomendações importantes, e informações de serviços e telefones úteis.

Confira aqui a Caderneta na íntegra.

 Leia aqui o Estatuto do Idoso.

Com informações: Ministério da Saúde e site de notícias G1.

Leia Mais 

acesse também