Promed

Notícias Promed

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Campanha visa conscientizar a população acerca do tema

Segundo o IBGE (Censo de 2010), o Paraná tem mais de 140 mil pessoas com algum tipo de deficiência intelectual. Já no Brasil, há mais de 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, ou seja, 23,9% da população. Desse valor, a deficiência mental ou intelectual foi declarada por mais de 2,6 milhões de brasileiros, cerca de 1,4% da população brasileira.

Instituída pela Lei nº 13.585/2.017, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada, anualmente, de 21 a 28 de agosto. A camapanha visa o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

A deficiência intelectual é o estado de desenvolvimento incompleto ou estagnado, resultando em dificuldades no processo de aprendizagem, de entendimento, nos aspectos da memória e no uso de recursos aprendidos frente a situações do cotidiano. Como exemplo tem-se a Síndrome de Down ou Trissomia do 21, paralisia cerebral e transtorno do espectro autista (TEA). Já a deficiência múltipla é quando há duas deficiências ou mais, simultaneamente, sejam elas intelectuais, físicas ou ambas combinadas.

Com informações: MPPR; UNIMED; Secretaria de Saúde do Paraná (SESA-PR); e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Brasil.

Leia Mais 

acesse também