Promed

Notícias Promed

Setembro Amarelo: Mês da prevenção ao suicídio

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! A vida é a melhor escolha! é o mote da campanha deste ano

A campanha do Setembro Amarelo busca identificar a cor ao mês em que é lembrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10/09).

O número de casos anuais registrados no Brasil é de 14 mil, segundo a pesquisa realizada pela campanha do Setembro Amarelo, ou seja, aproximadamente 38 brasileiros por dia cometem suicídio. Diante de um dado preocupante como esse, é preciso falar sobre isso e ter consciência do quão grave é espalhar desinformação sobre questões de saúde mental.

A pandemia de COVID-19 trouxe um declínio na saúde mental das pessoas, que tiveram de lidar com o confinamento, distanciamento do convívio social e sentimentos constantes de angústia e medo. O efeito da pandemia nos índices de suicídio está sendo investigado, principalmente em grupos vulneráveis, como os idosos. Um estudo realizado em 2020, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e mais seis universidades, constatou que sintomas de depressão acometiam 41% da população adulta brasileira, enquanto sintomas de ansiedade afetavam mais de 50%.

Sinais

Mudança repentina e brusca de hábitos, piora de desempenho no trabalho ou nos estudos, rotina de sono alterada, falta de apetite, falas depreciativas como “quero sumir”, “eu não faço diferença”, apatia em relação ao que gostava e isolamento são alguns dos sinais aos quais devemos estar atentos.

Prevenção

De acordo com o site oficial da campanha, a medida preventiva mais importante é a educação. Não podemos mais nos fechar e evitar falar sobre o tema e sim buscar e divulgar informações de forma responsável.

Estar aberto a conversar sem julgamentos é uma maneira de oferecer apoio, mas a ajuda de um profissional qualificado é primordial em todos os casos.

Links e contato CVV

Se você conhece alguém que precise de ajuda profissional, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece atendimento 24 horas por telefone, basta discar 188 para falar com um voluntário. Atualmente, a ONG também oferece atendimento via e-mail e chat.

Com informações: Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Campanha do Setembro Amarelo, Centro de Valorização da Vida (CVV), Subsecretaria de Saúde de Goiás, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Leia Mais 

acesse também