Promed

Notícias Promed

Setembro Vermelho - O mês do coração

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Saiba mais sobre o mês de conscientização sobre as doenças cardiovasculares

Neste mês é celebrado o movimento Setembro Vermelho, que busca alertar a população sobre os perigos das doenças cardiovasculares. A campanha faz alusão ao Dia Mundial do Coração, comemorado no dia 29 de setembro. 

As doenças cardiovasculares – que afetam o sistema circulatório e o coração – matam mais brasileiros que o câncer. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 350 mil mortes são registradas por ano no Brasil, causadas pelos três maiores problemas: infarto, insuficiência cardíaca e derrame.  

A pandemia de COVID-19, principal problema de saúde pública da atualidade, reforça ainda mais a necessidade dos cuidados extras de saúde, que se tornaram indispensáveis, principalmente àqueles que sofrem de doenças cardiovasculares. Dados do Ministério da Saúde (MS) demonstram que a cardiopatia é a comorbidade mais associada com as mortes em decorrência da COVID-19. 

Os fatores de risco comportamentais de maior relevância, tanto para doenças cardíacas quanto para Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs), são dietas inadequadas, sedentarismo, uso de tabaco e uso nocivo de álcool. Além disso, os efeitos dos fatores comportamentais de risco podem se manifestar em indivíduos por meio da pressão arterial elevada, glicemia alta, hiperlipidemia, sobrepeso e obesidade.

Hábitos que auxiliam a diminuir os riscos de desenvolver as doenças cardiovasculares: 

- Alimente-se bem:

Busque uma dieta equilibrada com proteínas, aminoácidos, fibras, carboidratos, gorduras e ácidos graxos. Alimentos como abacate, aveia e azeite de oliva extra virgem, na quantidade equivalente a duas colheres de sopa por dia cada, ajudam a diminuir o colesterol ruim.  

- Faça atividade física:

Caminhar 1 hora por dia já reduz os riscos de doenças cardiovasculares. Limpar a casa, varrer o jardim, passear com o cachorro e subir escadas também são atividades físicas que nos ajudam a quebrar o sedentarismo. 

- Cuidados com os fatores de risco: 

O tabaco e outras drogas fazem mal ao coração e não devem ser consumidos. Se for hipertenso ou diabético, siga o tratamento corretamente conforme a orientação médica e, se estiver acima do peso, tente alcançar o peso ideal para o seu corpo e organismo. A partir dos 30 anos de idade, todos devem consultar o médico para verificar o histórico familiar de problemas no coração, levantar possíveis fatores de risco que possam ser eliminados ou reduzidos e como fazê-lo, medir a pressão arterial, tratar doenças detectadas como hipertensão arterial, diabetes e obesidade. Quanto antes forem eliminados os riscos, mais chances de prevenir com eficácia as doenças cardiovasculares.

- Consumo do antioxidante natural resveratrol:

O resveratrol, um antioxidante natural, é um polifenol que faz parte de um composto fenólico presente no vinho. Ele também está presente nas cascas de uvas roxas, no suco de uva integral, no cacau, em algumas frutas vermelhas e oleaginosas, como o amendoim. Este composto, de acordo com estudos clínicos, auxilia a coibir a oxidação do LDL, denominado "colesterol ruim", fazendo com que seja bloqueada a absorção pelo organismo e ajudando a diminuir as chances de desenvolver doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio ou o AVC. 

Além das recomendações citadas neste conteúdo informativo de saúde, é indispensável consultar um médico clinico ou cardiologistas regularmente. 

Com informações: Ministério da Saúde (MS), Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC); e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Hospital Sírio-Libanês. 

Leia Mais 

acesse também