Promed

Notícias Promed

Vacina contra a COVID-19, H3N2 e H1N1 - Entenda as diferenças entre os imunizantes

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Saiba mais

Com novas cepas e variantes do coronavírus, a imunização, por meio das vacinas, tem sido cada vez mais importante para a proteção da população. Com isso, podem ocorrer dúvidas a respeito das vacinas contra a COVID-19 e a Influenza, como, por exemplo, qual é o período de intervalo apropriado entre as duas. Para auxiliar os beneficiários, a PROMED trouxe os principais tópicos para explicar sobre o tema.

A vacinação demonstrou sua eficácia após as festas de final de ano, em que houve um grande aumento no número de casos de COVID-19 e da Influenza H3N2, no entanto, o número de hospitalizações não aumentou na mesma proporcionalidade. Essa é a principal função da vacina: impedir que a doença evolua para a forma grave.

A vacina atual da gripe protege contra a H3N2 (Darwin)?

Sim. Segundo o Instituto Butantan, produtor da vacina distribuída pelo Ministério da Saúde (MS), a atual vacina contra gripe, disponível na campanha de imunização de 2021, se mostrou capaz de conferir proteção contra a influenza H3N2 (Darwin), mesmo sem ter a cepa na sua composição.

Segundo o diretor de produção do Instituto Butantan, Ricardo Oliveira, a vacina atual trivalente, composta pelo vírus da Influenza H1N1, H3N2 e B, conferiu a proteção cruzada (quando o imunizante foca em neutralizar um vírus, mas consegue neutralizar outro) contra a cepa Darwin em testes de laboratório justamente por conter uma cepa H3N2, da mesma origem.

Haverá uma nova vacina da gripe incluindo a cepa H3N2 (Darwin)?

Sim. A nova versão da vacina da Influenza, que será distribuída pelo MS do Brasil em 2022, trivalente, é composta pelos vírus H1N1, H3N2 (Darwin) e a cepa B, e já está sendo produzida pelo Butantan em suas fábricas. Há a previsão de que as doses sejam distribuídas à população antes do inverno.

Vale ressaltar que a PROMED realizará, conforme faz anualmente, a campanha de vacinação contra a influenza ou gripe, direcionada a todos os seus beneficiários e dependentes, com a composição adequada ao ano de 2022. Veja abaixo as cepas que estão inclusas na Vacina Influenza:

Cepas 2022 Gripe Influenza Quadrivalente

- Um vírus similar ao vírus influenza A/Victoria/2570/2019 (H1N1) pdm09;

- Um vírus similar ao vírus influenza A/Darwin/9/2021 (H3N2); e

- Um vírus similar ao vírus influenza B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).

- Um vírus similar ao vírus influenza B/Phuket/3073/2013 (linhagem B/Yamagata)

Qual deve ser o intervalo entre as vacinas da gripe?

A vacina da gripe é anual. Dessa forma, quem já tomou a vacina em 2021, deve aguardar o início da campanha de vacinação contra a gripe, neste ano de 2022, com a nova versão para se imunizar. Não é necessário tomar duas vezes no mesmo ano ou em um curto intervalo de tempo.

Qual deve ser o intervalo entre as doses da vacina da COVID e a vacina da gripe?

Em uma nova recomendação do MS, publicada em 29/09/2021, foi autorizado que as vacinas da COVID-19 e da gripe possam ser aplicadas no mesmo dia. Portanto, não é necessário fazer intervalo entre as vacinas.

Com informações: Tribuna Paraná; Ministério da Saúde (MS); Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba; Instituto Butantan; e Vacine Mais.

Leia Mais 

acesse também