Promed

Notícias Promed

Vacinação - Veja sobre a importância desta ação para a prevenção de doenças

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Leia mais sobre a importância da vacinação, uma forma eficaz de proteger você e sua família

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças: segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as vacinas salvam a vida de 3 milhões de pessoas a cada ano. As vacinas protegem o corpo humano contra os vírus e bactérias que provocam vários tipos de doenças graves, que podem afetar seriamente a saúde. No Brasil, foi possível alcançar, por meio da vacinação, a erradicação ou diminuição de doenças como varíola, caxumba, gripe, poliomielite, rubéola, sarampo e tétano.

A vacinação não apenas protege aqueles que recebem a vacina, mas também ajuda a comunidade como um todo. Quanto mais pessoas de uma comunidade estiverem protegidas, menor é a chance de qualquer uma delas - vacinada ou não - seja contaminada.

O Brasil tem o maior programa de vacinação do mundo, além de ser eficiente e gratuito. Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informam que 96% das vacinas são fabricadas no Brasil e oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população. No nosso país, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS), atende a população de diversas faixas etárias. O MS tem um calendário de vacinação específico para recém-nascidos e crianças, bem como para pré-adolescentes e adolescentes, adultos, idosos; e ainda para gestantes.

Vacina contra a COVID-19

No contexto da pandemia de COVID-19, o MS reafirma seu compromisso com a vida atuando para vacinar todos os brasileiros. De acordo com dados do MS, atualizados em 15/10/2021, já foram aplicadas 251.665.609 doses da vacina contra a COVID-19 por todo o país.

As vacinas adotadas pelo SUS passaram por todas as etapas necessárias para a criação de um novo imunizante e cumprem os critérios científicos rigorosos adotados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Veja aqui a página oficial do MS que reúne todas as informações sobre a vacinação contra a COVID-19.

Tem alguma dúvida sobre as vacinas? Converse com seu médico! Os profissionais da saúde são as melhores fontes de conhecimento para orientação e checagem de mitos e verdades sobre os efeitos das vacinas. Informe-se e ajude a salvar vidas!

Acesse aqui o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde (MS).

Com informações: Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC); Ministério da Saúde (MS) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Leia Mais 

acesse também