Promed

Notícias Promed

Vacinação contra a COVID-19

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Diretoria acompanha o andamento do processo de vacinação contra a COVID-19

A PROMED está envidando todos os esforços para atender e informar seus beneficiários neste importantíssimo momento, em que a data de início da vacinação contra a COVID-19 no Brasil parece se aproximar. 

Assim, foram reunidas e checadas algumas das principais informações sobre o Plano Nacional de Imunização (PNI), elaborado pelo Governo Federal e pelo Ministério da Saúde (MS), para fins de esclarecimentos aos beneficiários. Confira abaixo!

Disponibilização de vacinas para a rede privada. A princípio, a vacinação no Brasil ocorrerá exclusivamente na rede pública de saúde. O PROMED está monitorando, desde o segundo semestre de 2020, eventual aprovação e disponibilização de imunizantes para a rede privada. Todas as informações coletadas estão sendo compiladas e organizadas no âmbito de um Protocolo instaurado pelo Presidente da PROMED (veja aqui a portaria inaugural), a fim de que, tão logo isso ocorra, a Diretoria da PROMED avalie suas opções e alternativas, visando atender ao beneficiário da melhor forma possível.

Início da campanha de vacinação na rede pública. Apesar de nenhum imunizante contra a COVID-19 ter sido ainda aprovado pelas autoridades sanitárias brasileiras, algumas informações amplamente divulgadas dão conta de que é possível que a vacinação se inicie já no próximo dia 20/01/2020, simultaneamente em todo o país, de acordo com diretrizes definidas no âmbito do SUS, nos termos do Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a COVID-19 (Confira aqui o Plano).

Ainda de acordo com o que vem sendo divulgado pelas autoridades sanitárias, as vacinas devem ser distribuídas pelos estados aos municípios, proporcionalmente à população a ser atendida em cada etapa de vacinação, de acordo com o público prioritário daquele momento, de modo que seriam atendidos todos os municípios do Paraná.

Em nota conjunta, Data SUS, Conasems e Conass prestaram importantes esclarecimentos sobre o uso do aplicativo Conecte SUS Cidadão e a vacinação contra a Covid-19, destacando que:

a) A vacinação contra a COVID-19 não está condicionada a nenhum cadastro prévio em aplicativo ou plataforma;

b) Para identificar o cidadão que está sendo vacinado é recomendável que seja atualizado o número do CPF ou do Cartão Nacional de Vacinação no aplicativo Conecte SUS Cidadão;

c) Não obstante, o próprio estabelecimento de saúde pode efetuar o cadastro em sua plataforma CADSUS, de modo que nenhum cidadão do público prioritário da campanha, definido naquele momento, deixará de ser vacinado;

d) O aplicativo Conecte SUS Cidadão facilitará a identificação do público prioritário de vacinação, permitindo que o cidadão emita um QR CODE para facilitar o fluxo de atendimento, além de emitir o Certificado Nacional de Vacinação.

Confira aqui a íntegra da nota conjunta.

A PROMED continuará a informar seus beneficiários, na medida em que novas informações relevantes sobre a vacinação sejam divulgadas e confirmadas. 

Leia Mais 

acesse também