Promed

Notícias Promed

Vacinação contra a COVID-19 - Curitiba prepara nova fase para idosos

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Fase atenderá grupos de idosos residentes na cidade

Em continuidade ao acompanhamento do processo de vacinação contra a COVID-19, a PROMED informa que a Secretaria de Saúde de Curitiba está preparando a nova fase de imunização contra a COVID-19, que atenderá grupos de idosos residentes na cidade. Esta nova etapa começará pelos idosos acamados e a imunização avançará para os demais grupos, conforme a quantidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS).

Cadastramento

Os idosos acamados serão vacinados pelas equipes de Saúde de Curitiba em suas residências. Para programar a imunização desse grupo, a Secretaria da Saúde pede que os responsáveis pelos idosos acamados que não são acompanhados pelo SUS Curitibano entrem em contato com a Central de Teleatendimento para cadastramento, pelo telefone (41) 3350-9000. A central funciona de segunda a sexta, das 08h às 20h.

O cadastramento de idosos acamados não acompanhados pelo SUS seguirá um cronograma por idade:

- Quinta e sexta-feira (04 e 05 de fevereiro): idosos acamados de 90 anos ou mais;


- Sábado e domingo (06 e 07 de fevereiro): idosos acamados de 80 ou mais;


- Segunda e terça-feira (08 e 09 de fevereiro): idosos acamados de 70 ou mais;


- Quarta e quinta-feira (10 e 11 de fevereiro): idosos acamados de 60 ou mais.

Esse cadastro servirá para que a Saúde faça o mapeamento de todos os idosos acamados e os incluam nos roteiros de vacinação das equipes.

Vale lembrar que os idosos acamados que são acompanhados pelas Unidades de Saúde não precisam fazer o cadastramento, pois serão incluídos nos roteiros pelas próprias equipes dos Distritos Sanitários que já acompanham esses pacientes.

Atenção: Não se trata de delivery. Portanto, só os idosos acamados que serão atendidos nessas condições.

Quem faz parte do grupo de idosos acamados?

São considerados idosos acamados pessoas acima de 60 anos sem condição de mobilidade, situação geralmente causada por doenças crônicas como Alzheimer na fase crítica, pacientes oncológicos graves, com sequelas de cardiopatia, entre outras condições que não permitem ao idoso se locomover.

Idosos sem essas características e, portanto, com capacidade de locomoção, mesmo que reduzida, devem aguardar a sequência do processo de imunização.

Grupos de idosos

Para os demais grupos de idosos (não acamados), a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba orienta que façam o cadastro na plataforma Saúde Já, o principal canal de informação da vacinação da COVID-19. Clique aqui para acessar.

Para esta nova etapa está prevista a descentralização da vacinação para pontos nas 10 regionais da cidade e também a modalidade drive-thru.

Com informações: Prefeitura Municipal de Curitiba.

Leia Mais 

acesse também