Promed

Notícias Promed

Você dorme bem?

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Saiba como anda seu sono e se é preciso melhorá-lo

Dormir bem é fundamental para a saúde física e mental, e para o desenvolvimento - crescimento e aprendizado - do ser humano. Por isso, as noites de sono precisam de cuidados especiais em todas as faixas etárias da vida. Afinal, dormir bem é cuidar de si mesmo. 

Mas por que devemos respeitar as horas de sono(*)? O sono, além de ser um momento relaxante, é um processo vital para o bom funcionamento do organismo. Sem uma noite bem dormida, o organismo começa a apresentar problemas, tais como prejuízo à capacidade de memorização, cognição e desempenho motor, além de irritabilidade, cansaço, dor de cabeça, visão turva, alterações no metabolismo, problemas cardíacos, aumento de peso, oscilações de humor, acidentes, entre outros.

Doenças do sono

Apneia Obstrutiva do Sono - A apneia do sono é uma alteração da respiração durante o sono que pode trazer graves problemas à saúde, como infarto, hipertensão arterial, obesidade, intolerância à glicose e resistência insulínica. Isso acontece pelo relaxamento aumentado dos músculos da garganta. Alguns sinais dessa doença podem ser o ronco; o cansaço, a sonolência durante o dia e a dificuldade de concentração.

Insônia - Quando não se consegue pegar no sono ou se acorda várias vezes durante a noite ou, ainda, se acorda muito cedo pela manhã, pode ser um sintoma de insônia. Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), se esses sintomas ocorrerem três ou mais vezes na semana e persistirem por mais de um mês, podem ocasionar graves impactos na saúde.

Diário de sono

Uma forma de controlar as horas dormidas diariamente é anotar em um caderno, uma espécie de diário, os horários de dormir e acordar, durante duas semanas aproximadamente. Dessa forma, as anotações auxiliarão na avaliação do sono, observando quantas horas de sono são praticadas a cada 24h e com que frequência.

Hábitos saudáveis para um sono melhor

- Manter horários regulares para dormir e acordar, inclusive nos finais de semana;

- Evitar bebidas com cafeína no horário próximo de dormir;

- Praticar atividades físicas;

- Ter uma alimentação saudável;

- Procurar alimentos ricos em nutrientes;

- Não usar medicamentos para dormir sem recomendação médica.

Se mesmo depois de adotar esses hábitos, ainda tiver problemas com o sono, o mais indicado é procurar um médico especialista. Respeitar o sono e os ritmos biológicos são bases fundamentais para um ótimo estado de saúde e de bem-estar.

 

(*) Todos já ouvimos em algum lugar que “é necessário dormir 8 horas por noite”. Entretanto, existem variações individuais na quantidade de sono necessária. Alguns indivíduos sentem-se muito bem com 6 horas de sono por noite, já outros necessitam de 10 horas. O importante é que cada um conheça seu organismo e respeite as suas necessidades e limites.

 

Com informações: Mundo Educação e Associação Brasileira do Sono (ABS).

 

Leia Mais 

acesse também