Promed

Notícias Promed

14 de novembro: Dia Mundial da Diabetes

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Cuidados que pessoas diabéticas precisam ter com a alimentação

Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica caracterizada por altas taxas de açúcar no sangue. Ela é decorrente da falta de insulina, hormônio produzido no pâncreas que é responsável pelo controle de glicose. É importante saber que existem vários tipos de diabetes, sendo as mais comuns a 1 e 2.

A Diabetes tipo 1 é resultado do sistema imunológico que ataca as células que produzem a insulina. Assim, não há produção suficiente para fazer com que a glicose entre nas células, permanecendo na corrente sanguínea, ocasionando aumento nas taxas de glicemia. Já a Diabetes tipo 2 ocorre principalmente em pessoas com excesso de peso, comportamento sedentário, hábitos alimentares não saudáveis e história familiar da doença.  

Independe do tipo de diabetes, cuidar do que você come todos os dias é importante para preveni-la, e também fazer a diferença no tratamento. Uma alimentação saudável, com produtos variados, composta de vitaminas e minerais, faz parte dos cuidados necessários para quem convive com a doença.  

Dicas de alimentação saudável para quem convive com a diabetes:  

- Prefira alimentos in natura e minimamente processados;  

Frutas, legumes, verduras e também o arroz integral com feijão. Esses alimentos são excelentes fontes de vitaminas, minerais, fibras e tudo o que o corpo precisa para funcionar bem. Além disso, oferecem uma quantidade relativamente pequena de calorias, prevenindo o ganho de peso excessivo, uma das condições para o surgimento ou agravamento da diabetes. Outros alimentos como grão de bico, tofu, aveia, milho, frango, peixes e frutos do mar, ovos, sementes e castanhas, e leite e iogurte desnatados são recomendados para diabéticos.  

- Reduza e evite o consumo de alimentos ultraprocessados;  

Estudos mostram que o consumo de alimentos ultraprocessados está associado a um maior risco de diabetes. Fazem parte desse universo os “salgadinhos de pacote”, bebidas adoçadas artificialmente (refrigerantes, sucos artificiais e similares), comidas prontas para consumo, embutidos e fast food 

- Beba água e evite o consumo de bebidas açucaradas;

Não há outra bebida que possa substituir a água. Principalmente, aquelas com adição de açúcares, tais como os refrigerantes, as bebidas alcoólicas adoçadas com açúcar, as de frutas, as vitaminas, as energéticas e as esportivas.  

- Atenção ao rótulo dos alimentos.  

O açúcar pode estar presente em alguns produtos com outros nomes, como sacarose, frutose, maltodextrina, xarope de milho, xarope de malte e açúcar invertido.  

 
 

Como conhecer melhor seu quadro de diabetes:  

Um simples exame de sangue pode revelar se você tem ou não. Se você já possui o diagnóstico da doença, é fundamental manter o acompanhamento específico com os profissionais de saúde.  

Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF), 425 milhões de adultos são diabéticos no mundo. Destes, 1 em cada 2 não tem consciência sobre seu quadro, o que explicita a importância de fazer exames regularmente.  

 
Com informações: Ministério da Saúde (MS), Partmed e Tua Saúde.  

 

Leia Mais 

acesse também