Promed

Notícias Promed

Anvisa orienta suspensão de vacina da Oxford-Astrazeneca-Fiocruz para grávidas

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Saiba mais

Nesta segunda-feira, dia 10 de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao Ministério da Saúde (MS) a suspensão da vacinação de grávidas com a vacina Oxford/Astrazeneca/Fiocruz em mulheres gestantes como medida de precaução e com base nos dados disponíveis até o momento.

A medida ocorreu após uma suspeita de evento adverso grave de acidente vascular cerebral hemorrágico com plaquetopenia (formação de coágulos no sangue associados com quadro de diminuição de plaquetas - componente do sangue que ajuda na coagulação) ocorrido e que resultou em óbito fetal e da gestante.

De acordo com o comunicado da Anvisa, a orientação é que a indicação da bula da vacina da Astrazeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

Ainda, a Anvisa mantém a recomendação pela continuidade da vacinação com o referido imunizante dentro do previsto em bula, uma vez que, até o momento, os benefícios da vacina superam os riscos. A vacinação é efetiva na prevenção da COVID-19, reduzindo o risco de hospitalizações e morte. Vale ressaltar que todos devem notificar a suspeita de casos adversos.

Orientação às gestantes

Segundo o comunicado da Anvisa, cabe aos médicos que acompanham as gestantes avaliarem a relação benefício-risco para orientar sobre iniciar o esquema vacinal contra a COVID-19. Conforme bula da vacina Oxford/Astrazeneca/Fiocruz, este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Não há evidências científicas disponíveis que indiquem riscos aumentados de eventos tromboembólicos com plaquetopenia na administração da segunda dose da vacina Oxford/Astrazeneca/Fiocruz naqueles que receberam a primeira dose e não apresentaram o evento adverso.

Leia aqui o comunicado GGMON 005/2021 na íntegra.

Com informações: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde (MS).

Leia Mais 

acesse também