Notícias Promed
Atividades Físicas: como sair do sedentarismo e começar a ter hábitos saudáveis
Nos dias típicos de verão, com muito sol e calor, é notável o aumento do número de pessoas exercitando-se pelas ruas, praias e parques. Com o número de matrículas nas academias não é diferente: de acordo com dados da Associação Brasileira de Academias (Acad), as matrículas aumentam em cerca de 30% com início do verão, e esse índice sobe para até 45% se forem consideradas as adesões realizadas apenas na alta temporada.
O educador físico e coordenador de esportes da APMP, Fabiano Lopes, dá dicas para pessoas que querem deixar o sedentarismo. “Antes de iniciar a prática de atividades físicas é necessário fazer uma avaliação médica, incluindo exames como eletrocardiograma e hemograma, para saber como está sua saúde. A pessoa deve analisar o seu estilo de vida e avaliar se tem mais aptidão para exercícios aeróbicos, musculação ou se é melhor começar essa fase com uma caminhada”, explica.
Feita a avaliação médica e a prática escolhida, você já pode se exercitar, mas não esqueça: a ingestão de líquidos, isotônicos e água deve ser prioridade antes, durante e depois da prática de atividades físicas. Outro conselho do educador físico é quanto à vestimenta: na hora de praticar exercícios, vale a elegância da simplicidade. Tecidos que facilitam a secagem do suor e roupas que não apertam são os mais adequados. Quanto ao calçado, um tênis confortável é essencial. Se a atividade escolhida for praticada ao ar livre, lembre-se de passar um bom protetor solar.
“Quero praticar atividades físicas, mas não tenho tempo!”
Fim das férias, de volta ao trabalho e às atividades cotidianas podem levar as pessoas, muitas vezes, ao sedentarismo.
Reflita: você já perguntou a si mesmo como esta sua saúde? Você leva uma vida sadia ou com o mínimo de esforço já está cansado? Quais atividades físicas você está praticando? Falta de tempo não é desculpa para não se exercitar!
Para sair do sedentarismo é extremamente importante programar suas tarefas do dia a dia. “Atitudes como procurar andar algumas quadras a pé e subir escadas ao invés de usar o elevador já fazem diferença na saúde” afirma Fabiano. O educador ainda ressalta a importância de, durante o período de trabalho, parar pelo menos 5 minutinhos por dia para um alongamento, pois além de fazer bem à mente, também serve para remover o ácido lático, resultado da tensão muscular do estresse.
Sobre atividades físicas
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. A falta de atividade física foi identificada como o fator de risco para a quarta maior mortalidade global (6% das mortes em todo o mundo).
Principais Benefícios da Atividade Física
- Melhoria da aptidão cardíaca;
- Melhoria da aptidão pulmonar;
- Melhoria da força muscular;
- Prevenção de doença coronariana;
- Regressão da aterosclerose;
- Tratamento das doenças cardíacas;
- Prevenção de AVCs;
- Prevenção de vários tipos de Câncer.
Principais Mudanças no Organismo
- Melhoria do humor;
- Diminuição do estresse mental;
- Prevenção e alívio da depressão;
- Redução da ansiedade;
- Aumento da auto estima;
- Redução de hábitos não saudáveis;
- Melhoria da qualidade do sono;
- Prevenção do ganho de peso;
- Manutenção do peso perdido.
Referências:
Dicas de treino - www.dicasdetreino.com.br
Leia Mais
- 25/10/2016 Outubro Rosa - Aula de Ginástica ocorre nesta quarta-feira (26)
- 12/03/2021 PROMED tem dois novos credenciados
- 02/07/2021 Fale com a PROMED - Confira os contatos disponíveis